35.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

Projeto de reativação da Ferrovia Bahia-Minas será lançado em Caravelas

Mais Lidas

Mineiros e baianos já estão sonhando com os trens da nova Ferrovia Bahia-Minas surgindo no horizonte novamente, trazendo integração e progresso para as cidades que cresceram às margens da antiga ferrovia. Há 57 anos, moradores de onze cidades amargam o fechamento e o abandono desta ligação que teve grande importância no passado, de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha Mineiro, ao Mar, na cidade de Caravelas, no Extremo-Sul da Bahia.

A Multimodal Caravelas (MTC) anunciou que irá apresentar o projeto de reativação da ferrovia no próximo dia 29, em Caravelas. No início de fevereiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deliberou por autorizar a construção e a exploração do trecho original e depois disso, empresa e agência formalizaram o contrato.

A estrada de ferro vai passar pelos mesmos municípios que a antiga ferrovia, criada em 1881. As adaptações serão feitas conforme os atuais traçados e planos diretores municipais, explicou o diretor da empresa, Divino Passos durante reunião com parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na semana passado. Segundo ele, os investimentos serão da ordem de R$ 12 bilhões e as obras terão início assim que concluídos os processos de licenciamento ambiental.

Traçado nova Ferrovia Bahia Minas

Serão ao todo cerca de 500 quilômetros de trilhos, incluindo os os ramais previstos  de Teixeira de Freitas e Mucuri, ambos na Bahia. Ao todo, onze municípios são cruzados pela traçado original, sendo três na Bahia – Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa; e oito em Minas Gerais – Serra dos Aimorés, Nanuque, Carlos Chagas, Teófilo Otoni, Poté, Ladainha, Novo Cruzeiro e Araçuaí.

Entre as principais cargas que podem tornar o empreendimento viável está o eucalipto, cultura muito presente nesta região de Minas Gerais. A Suzano, gigante do setor, possui uma unidade de produção de Celulose em Mucuri e boa parte da matéria prima pode chegar pelos trilhos.

Além disso, as cidades de Araçuaí e Itinga abrigam um projeto de extração de lítio, elemento utilizado na fabricação de baterias elétricas e considerado estratégico. Atualmente, a Sigma Lithium, da boutique A10 Investimentos, investe pesado na construção de uma planta de extração para produzir lítio de alta pureza, com a exploração já em fase incial.

Também há a expectativa que a reativação da ferrovia possa aquecer o turismo entre as regiões, com possibilidade de alguma linha para transporte de passageiros.

Além da construção da Ferrovia, a Multimodal Caravelas pretende aprimorar outros modais logísticos da região, como o aeroporto e o porto da cidade do Extremo-Sul Baiano, fundamentais para tornar a ferrovia economicamente viáveis.

Ponta de Areia

Ponta de Areia era o ponto inicial da Bahia-Minas, no munícipio de Caravelas. O local foi imortalizado em uma música composta pelo jornalista e compositor Fernando Brant, em parceria com o cantor e compositor Milton Nascimento.

Brant percorreu a ferrovia sete anos após a sua desativação, em 1973, para uma reportagem da revista O Cruzeiro, da qual era repórter. Construída a partir de 1881, a Bahia-Minas foi responsável pelo surgimento de vários povoados e cidades ao longo de seu percurso, além de integrar o Sul da Bahia e o Vale do Jequitinhonha economicamente a outras regiões pelo porto de Caravelas.

Sua desativação desolou estas localidades e os relatos colhidos durante a reportagem inspiraram a composição da canção, lançada por Milton em 1975.

Em 2015, o Jornal Estado de Minas fez uma reportagem sobre os 50 anos de desativação da ferrovia. Repórteres refizeram todo o trajeto e mostram o cenário de abandona da Bahia-Minas.

Notícias Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. GOSTARÍAMOS DE SABER SE EM NOSSA REGIÃO, QUE CORTA ALAGOINHAS, ENTRE RIOS, CARDEAL DA SILVA, ESPLANADA, ACAJUTIBA E DVS OUTRAS E CAI EM SERGIPE, VAMOS TER A VOLTA DO PROGRESSO DA RODOVIA FÉRREA, QUE TANTO DEU O BRILHANTISMO AO NOSSO PAÍS BRASIL? AGORA OS TOPÓGRAFOS, ENGENHEIROS, TEM QUE VIM PARA REASCENDER E FICAREM TENDO CERTEZA. ACORDEM POVOOOO.PARABENS O PROGRESSO TEM QUE RETORNAR. TÁ DEMORANDO MUITO

Deixe uma resposta

Últimas