23.4 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Ônibus começam a rodar com nova identidade visual em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A nova identidade visual do transporte coletivo de Vitória da Conquista já pode ser vista em alguns veículos circulando pela cidade. A arte foi aprovada pela prefeita Sheila Lemos, por meio de um decreto do início de março, e vem sendo implantada gradativamente na frota.

De acordo com a prefeitura, o grafismo é referente aos símbolos conquistenses, como o Cristo do Periperi, o monumento aos indígenas e a Serra do Marçal, e ao slogan – Vitória da Conquista, melhor clima da Bahia para estudar, trabalhar e empreender – que alude, em um só frase, ao clima, à qualidade vida e ao potencial da cidade para trabalhar, empreender e estudar.

A aprovação da nova identidade visual ocorre pela necessidade de proporcionar melhor imagem e uma conotação mais dinâmica ao Sistema de Transporte Público de Passageiros, disponibilizando aos usuários informações claras, de maneira a propiciar a melhor identificação do veículo, linha e/ou destino.

À época da publicação, o coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner, explicou que escolha da cor branca foi cuidadosamente calculada. “O branco é paz, pesa menos o semblante da cidade, porque o ônibus já é volumoso por si só. O branco é uma cor barata pra se retocar, e o transporte público exige muitos retoques. E tudo o que se puder economizar no sistema de transporte público, você reverte isso pra modicidade tarifária, que é o grande pedido e anseio da prefeita, em deixar esse legado da modicidade tarifária”, justificou.

Prazo para táxis

Os táxis também tiveram a nova identidade visual aprovada e os prestadores do serviço terão o prazo de um ano, contado da publicação do decreto, para se adaptar às mudanças. Para os ônibus do transporte coletivo o prazo é de seis meses. Novos veículos que foram incorporados ao sistema terão que cumprir a configuração determinada.

Caberá à Coordenação de Transportes Públicos a fiscalização, conforme diretrizes estabelecidas no Manual de Identidade Visual dos Veículos, que estará disponibilizado no site oficial, ou poderá ser retirado na Coordenação de Transportes Públicos, mediante a entrega de mídia de armazenamento eletrônico/digital (CD-ROM, pen drive etc.) para gravação ou cópia do material.

Concorrência pública

O município de Vitória da Conquista está realizando uma nova concorrência pública para seleção das duas empresas que vão operar o transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista.

As empresas Viação Rosa, Viação Atlântico, Viação Expresso Brasileiro e Viação MC entregaram, no mês passado a documentação de habilitação para participarem do certame. De acordo com o edital do processo, será a vencedora as duas empresas que apresentarem o menor valor da tarifa. Como a decisão do Governo Municipal de manter a tarifa em R$ 3,80, as empresas terão um subsídio sempre que o custo da prestação do serviço for superior à receita com a arrecadação. A tarifa será reajustada anualmente.

A prefeitura espera, por meio da concorrência, que o transporte coletivo urbano vai apresentar várias melhorias para o usuário, a exemplo de veículos com idade máxima de sete anos, acessibilidade em 100% da frota, manutenção da integração tarifária, wi-fi, e circuito fechado de TV, para maior segurança dos passageiros e tripulação. Outra novidade será a aceitação de outras formas de pagamento da tarifa que não apenas o cartão BEM ou dinheiro, a exemplo do PIX.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas