33.3 C
Guanambi
27 C
Vitória da Conquista

Professores baianos criam jogos de tabuleiro para difundir conhecimento sobre saúde

Mais Lidas

Anúncio

As campanhas e iniciativas sobre educação em saúde são fundamentais para democratizar o acesso à informação acerca de práticas saudáveis. Por isso, a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Suiane Costa, que integra a Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais, composta por diversas universidades e instituições baianas, desenvolveu, junto com outros pesquisadores, jogos de tabuleiro como tecnologia educacional para o Sistema Único de Saúde (Sus). Através dos games, a equipe quer provocar a sensibilização, discussão, reflexão e ação frente ao processo de conhecimento saúde-doença.

Segundo Suiane, até o momento, quatro jogos de tabuleiro estão em processo de testagem com os públicos-alvo. O primeiro é sobre planejamento e gestão de uma campanha vacinal. O “Imuniza Game” foi desenvolvido para os estudantes e profissionais de saúde. O segundo, que se chama ‘Guerreiros de Saludis: ataque ao estresse’, tem como propósito fazer o jogador pensar como o estresse atua no organismo humano e quais medidas de autocuidado o indivíduo pode ter. O terceiro, o ‘Istar: uma batalha pela saúde’, é um game pensado para que adolescentes possam discutir sobre educação sexual de maneira lúdica. O último, o Odara, é um jogo sobre atenção à saúde da comunidade LGBTQIAPN+.

Anúncio
Anúncio

Após a fase de ajustes finais, os produtos ficarão disponíveis de forma online e gratuita. “No segundo semestre de 2023, vamos lançar esses produtos no portal da Uneb para que possam ser utilizados por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Os jogos podem ser impressos por todo tipo de impressora e serem utilizados como tecnologias educacionais para promover saúde”, diz a professora.

A coordenadora da iniciativa destaca que novos jogos sobre saúde para população idosa e questões raciais estão em produção. Além disso, serão produzidas oficinas para os agentes de saúde e professores para que eles possam se apropriar da ferramenta. “Esses jogos irão estimular, pelo ouvir, pelo ver, pela tomada de decisão, pela construção de estratégia, pela construção de narrativa, várias habilidades para que possamos promover saúde no final de tudo. O intuito é alcançar a qualidade de vida da população e reduzir vulnerabilidades e riscos”, afirma.

O projeto é realizado no âmbito da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais Uneb e conta com a participação dos professores da área de saúde, Suiane Costa, que coordena o grupo, Carolina Pedroza, Cynthia Macedo e Marcelo Paixão.

Anúncio

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas