21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Catadores de materiais recicláveis da Bahia trocam experiências para enfrentar queda dos preços dos materiais

Mais Lidas

No dia mundial da reciclagem, 17 de maio, o Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama) e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia (FLC/BA) promovem uma roda de conversa (virtual) entre os catadores e catadoras de materiais recicláveis, integrantes de associações, cooperativas e autônomos do estado da Bahia, com o tema “Valorize Quem Recicla”.

Segundo a entidade,  nos últimos meses, os catadores e catadoras de materiais recicláveis têm enfrentado bastante dificuldades por conta da queda dos valores dos materiais recicláveis.

De acordo com o levantamento feito junto às associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis e autônomos do estado, houve uma redução em média de até 80% nos valores pagos pelos resíduos sólidos (papel/papelão, plásticos e metais) coletados por esses profissionais.

Além disso, alguns materiais não estão sendo mais comercializados, prejudicando ainda mais a sobrevivência desses trabalhadores(as).

Neste sentido, o evento proposto pelo Cama e o FLC-BA tem como objetivo planejar estratégias para enfrentar a queda dos preços desses materiais, por meio da troca de saberes e vivências entre os catadores e as catadoras. Os organizadores destacam que esses profissionais são responsáveis por 90% de tudo que é reciclado no país.

Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA

O Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA – é uma organização da sociedade civil situada no município de Salvador (Bahia/Brasil), fundado em 1995, que tem por missão fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos historicamente excluídos para a construção de uma sociedade economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão. Realiza essa missão por meio de programas e projetos que estão associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030.

Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-BA

O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba é um espaço da sociedade civil organizada criado em 2001, com o propósito de discutir políticas públicas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores/as e a redução dos impactos socioambientais.

Serviço

O que: Roda de conversa (virtual): Valorize Quem Recicla.
Quando: 17 de maio de 2023, às 19h.

Contatos para entrevistas: Joilson Santana: (71) 98784-4383, Jeane dos Santos: (71) 8112-0174 ou Ana Carine Nascimento (71) 98749-4979.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas