23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

IF Baiano abriu seleção para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Guanambi

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi divulgou o edital do processo de Ingresso de Estudantes 2023. Estão sendo ofertadas cem vagas, distribuídas nos cursos de Agroindústria (20), Agropecuária (40) e Informática para Internet (40).

Visando adequar o calendário após o atraso decorrente do período sem aulas durante a pandemia, este ano serão realizadas duas seleções para ingresso. A primeira, com edital divulgado, será destinada exclusivamente a quem concluir o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para iniciar no dia 31 de julho.

Já a segunda seleção, cujo edital será divulgado no segundo semestre, ofertará mais 100 vagas para quem concluir o nono ano do fundamental até o fim de 2023.

Os aprovados nas duas seleções irão iniciar o ano letivo em fevereiro de 2024, no entanto, os aprovados na primeira seleção irão ingressar na instituição em setembro desta ano, inseridos em um programa de projetos de ensino.

As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (22) e encerradas no dia 19 de junho. Os interessados deverão acessar a página de inscrição e fornecer os dados solicitados no formulário. Na mesma página é possível também acessar o edital.

O IF Baiano possui reconhecimento na Região de Guanambi pela oferta de educação de qualidade gratuita e pelo alto grau de qualificação de seu quadro de servidores. Além do ensino atrelado aos pilares da pesquisa e da extensão, a instituição oferta auxílios para ajudar estudantes de baixa renda a prosseguir com os estudos. Os estudantes também tem acesso a estruturas e atividades de lazer e cultura.

A instituição também se preocupa com a inclusão social, com reserva de mais de 70% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, distribuídas em recortes de renda e de ações inclusivas de pessoas pretas ou pardas, e de pessoas com deficiência (PcD).

Seleção

Os candidatos serão selecionados pelas médias das notas obtidas no 8º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Antes de se inscrever, é fundamental se atentar a todos os detalhes do edital. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail: presel@guanambi.ifbaiano.edu.br.

Passo a Passo para inscrições

  1. Acessar o sistema online de inscrições do Processo Seletivo
  2. Realizar preenchimento de formulário com as informações dos dados pessoais e socioeconômicos;
  3. Informar a escolaridade e tipo(s) de estabelecimento(s) de ensino em que/nos quais o(a) candidato(a) cursou todo o Ensino Fundamental;
  4. Selecionar o curso para o qual deseja se inscrever como 1ª opção;
  5. Selecionar um curso diferente para se inscrever como 2ª opção e 3ª opção;
  6. Informar as notas das médias finais do Histórico Escolar das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental II (ou equivalente ano do Ensino Fundamental II (ou equivalentes, conforme item 8.2), no padrão forme item 8.2), no padrão numérico de 0,00 a 10,00;
  7. Selecionar a(s) reserva(s) de vagas à(as) qual(quais) deseja concorrer;
  8. inserir arquivo PDF ou JPEG dos seguintes documentos:

a) CPF
b) Histórico Escolar (ou documento equivalente);
c) Autodeclarações: apenas para os candidatos(as) que concorrerem na modalidade de reserva de vagas selecionando dentre as opções disponíveis, conforme item 6.
d) Cadastro Único (CadÚnico) ou documento comprobatório de renda, apenas para os candidatos(as) que concorrerem na modalidade de reserva de vagas selecionando dentre as opções disponíveis, conforme item 6.
e) Documento de identificação e CPF do responsável para menores de 18 anos.

Depois de efetuar a inscrição, é importante continuar acompanhando a página da seleção para acompanhar as demais etapas da seleção.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas