24.2 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Projeto da Universidade Federal do Sudoeste em Vitória da Conquista voltou a tramitar no Ministério da Educação

Mais Lidas

Anúncio

O projeto para criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia voltou a tramitar no Ministério da Educação com a mudança de governo, ocorrida no início do ano. Na última quarta-feira (17), o ministro da pasta, Camilo Santana, recebeu uma comitiva com representações parlamentares e acadêmicas do estado para tratar do assunto.

Durante a audiência, o ministro se comprometeu a avaliar a inclusão desta proposta no plano de expansão da educação superior no Brasil, a ser instalado brevemente. A proposta da nova universidade foi apresentada ao Governo Dilma Rousseff há cerca de dez anos, no entanto, não teve andamento nos governos seguintes após o seu Impeachment.

A ideia é criar a nova universidade a partir do Campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) de Vitória da Conquista. O Conselho Superior instituição aprovou o desmembramento desse campus em 2016, com vistas à criação da nova universidade.

Atualmente a unidade, criada há 17 anos, tem cerca de 1,7 mil alunos, em sete cursos de graduação, quatro mestrados, um doutorado e uma residência multidisciplinar, além de estrutura física capaz de uma ampliação para sediar a nova universidade. .

A comitiva que voltou a reivindicar a criação da nova universidade foi composta pelos deputados federais Jorge Solla e Waldenor Pereira, ambos do PT, além de Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB); do reitor e do vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez e Penildo Silva Filho, respectivamente, e do diretor do Campus Anísio Teixeira da Ufba, em Vitória da Conquista, Márcio Oliveira.

“A criação do campus foi uma conquista histórica para o nosso município, depois de muitas gestões e articulações nossas. Esta vitória nos levou a vislumbrar um sonho ainda maior: o de ampliar as oportunidades para os jovens da nossa região com uma universidade federal pública e gratuita. Estamos esperançosos. O ministro Camilo Santana se mostrou bastante acolhedor à nossa reivindicação e assegurou que avaliará a possibilidade de incluí-la no plano de expansão da educação superior brasileira”, avaliou o deputado Waldenor.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas