21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Ouriço-Preto encontrado em árvore de rua de Mutãs foi resgatado pelos bombeiros

Mais Lidas

Uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou um animal silvestre encontrado nos galhos de uma árvore na manhã desta quinta-feira (1º). O caso aconteceu em uma rua do distrito de Mutãs, em Guanambi.

De acordo com informações do Blog do Latinha, trata-se de ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), animal da família dos porcos-espinhos. Quem o avistou primeiro foi a professora Edvalda Domingues, que acionou tanto os bombeiros quanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os agentes escalaram a árvore e com bastante cuidado conseguiram colocar o ouriço-preto em uma gaiola. Depois de capturado e examinado, o animal foi devolvido à natureza, em um local mais protegido, já que não havia sofrido nenhum ferimento ou problema de saúde.

Toda a ação de captura e de soltura foi registrada em vídeo:

O ouriço-preto, também conhecido no Brasil pelo nomes nomes populares de ouriço-cacheiro ou luís-cacheiro-preto, é endêmico da porção central da Mata Atlântica brasileira, com ocorrência desde o Rio de Janeiro até Sergipe.

O animal é um roedor de porte médio, pesando entre 1,5 e 2,5 quilos e medindo de 60 a 73 centímetros do focinho à ponta da cauda. possuem o corpo provido de pelos rígidos e aristiformes, que funcionam como espinhos que participam dos mecanismo de defesa contra predadores.

Por conta do avanço do desmatamento em seu bioma, hoje fragmentado em pequenas partes, a espécie é considerada vulnerável à extinção, tanto pelo Ibama, quanto por organismos internacionais ambientais.

O distrito de Mutãs fica próximo área do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, áreas considerada refúgio da vida silvestre na região. Recentemente, do outro lado da Serra, em Palmas de Monte Alto, um morador registrou um lobo-guará caminhando em seu sítio.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas