27.7 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

DPE/BA abre seleção com vagas de estágio em Salvador e cidades do interior

Mais Lidas

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) está com inscrições abertas para o XIV Exame de Seleção Para Estágio em Direito. São oferecidas 40 vagas (além de cadastro de reserva) destinadas a estudantes de Direito que estejam cursando entre o quinto e o nono semestre.

Os(as) interessados(as) podem se inscrever através do site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico – Fundação CefetBahia até o dia 29 de junho de 2023.

As provas serão aplicadas no dia 16 de julho, às 8h da manhã, nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Os portões abrirão às 07h20 e fecharão às 07h50.

Os(as) estagiários(as) receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 953,00, além de auxílio-transporte. A taxa de inscrição é de R$ 53,00 e deve ser paga até o dia 30 de junho.

Aqueles(as) que não tiverem condições financeiras para arcar com a taxa de inscrição podem solicitar isenção preenchendo um requerimento específico no site da Fundação Cefet até às 18h do primeiro dia útil do prazo destinado às inscrições.

As seleções de estágio da Defensoria da Bahia reservam 30% das vagas para pessoas que se autodeclaram negras (pretas ou pardas) e 2% para pessoas autodeclaradas indígenas.

Confira aqui o edital

Vagas e provas

As vagas imediatas estão distribuídas entre as seguintes cidades: Salvador (21 vagas – 14 turno matutino e 7 turno vespertino), Feira de Santana (6 vagas – 3 turno matutino e 3 turno vespertino), Ilhéus (4 vagas – 2 turno matutino e 2 turno vespertino), Itabuna (4 vagas – 2 turno matutino e 2 turno vespertino), Conceição do Coité (2 vagas – turno matutino), Lauro de Freitas (2 vagas – 1 turno matutino e 1 turno vespertino) e Santo Antônio de Jesus (1 vaga – turno matutino).

No entanto, estudantes de Direito que residem em cidades com unidades da Defensoria também podem fazer a prova e aguardar a formação do cadastro de reserva. A lista completa de comarcas com cadastro de reserva está disponível no edital de abertura da seleção.

Para estagiar na Defensoria, é necessário ter disponibilidade de cinco horas diárias (25 horas semanais). O estudante poderá escolher o turno desejado no momento da inscrição.

As provas do exame para estágio jurídico são compostas por duas partes: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, com 40 questões objetivas de múltipla escolha, totalizando 80 pontos, e uma questão discursiva, valendo 20 pontos.

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) desempenharão suas atividades pelo período de um ano, podendo ser renovado uma única vez por igual período. O Exame será realizado sob a supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep e executado pela Fundação CefetBahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas