31.3 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Caminhão com mercadorias chinesas falsificadas que iriam para Feira de Santana foi apreendido em Jequié

Mais Lidas

Um caminhão-baú lotado com um carregamento ilegal de mercadorias de origem chinesa foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista na manhã desta sexta-feira (9).

A apreensão aconteceu durante uma abordagem na BR-116, em Jequié. O veículo era conduzido por um homem de 47 anos. Durante os procedimentos de fiscalização e vistoria ao compartimento de carga, os policiais encontraram centenas de caixas com copos térmicos, perfumes, fones de ouvido, suporte de celular, calçados e outros diversos itens, em sua grande maioria de marcas internacionalmente conhecidas, mas notoriamente falsificadas.

O motorista do caminhão disse que os produtos foram embarcados no estado de São Paulo e seriam levados para serem comercializados no mercado informal de Feira de Santana. Ficou constatado também que os produtos estavam desacompanhados da devida documentação fiscal, o que constitui crime fiscal e de propriedade industrial.

De acordo com a PRF, essas mercadorias falsificadas são muitas vezes vendidas em lojas e revendidos como sendo originais. O consumidor que compra o produto é lesado financeiramente e também corre riscos ao utilizar um produto que não segue os critérios de qualidade.

Além disso, o caso configura em crime de descaminho, que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com carteira de Trabalho assinada no país, sendo um dos alvos de atuação da PRF.

Diante das circunstâncias, todo o material apreendido e os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as tratativas e responsabilidades legais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas