24.1 C
Guanambi
18.1 C
Vitória da Conquista

Fapesb lança programa para estímulo a jovens pesquisadores doutores

Mais Lidas

Fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, sob a coordenação de jovens pesquisadores doutores. Esse é mais um caminho encontrado pelo Governo do Estado para estimular o desenvolvimento científico na Bahia por meio de seus pesquisadores.

Para isso, foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Edital Programa Primeiros Projetos (PPP), concebido no âmbito do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores.

Para esse novo Edital será destinado R$ 1,9 milhão. Até um teto de R$ 120 mil, o pesquisador pode submeter sua proposta nas mais diversas áreas do conhecimento. Um requisito básico para isso é que necessariamente o jovem doutor faça parte do quadro permanente de alguma instituição de ensino superior e/ou de pesquisa, pública ou particular (sem fins lucrativos), localizada no estado da Bahia. Além disso, o proponente deverá ser o coordenador do projeto e possuir, obrigatoriamente, titulação de doutor, obtida a partir de 2017, com produção científica e/ou tecnológica comprovada na área do projeto.

De acordo com Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, o PPP trata de mais uma ação para fixação de jovens doutores em nosso estado. “Esse edital é mais um incentivo fundamental para que possamos evoluir no conhecimento científico e tecnológico da Bahia”, frisa.

Para a diretora de Ciência e Inovação da Fundação, Ana Paula Uetanabaro, o edital é uma iniciativa essencialmente importante, uma vez que é dirigida a pesquisadores recém titulados. “Essa categoria muitas vezes enfrenta dificuldades em obter recursos para a realização de seus primeiros projetos independentes, e o que estamos fazendo é justamente apoiá-los. Portanto, o PPP é a demonstração do compromisso do estado em fomentar a inovação e a disseminação do conhecimento em diversas áreas”, explica Ana Paula.

PrazosConforme cronograma do Edital, 28 de julho de 2023 é o término do prazo para preenchimento e conclusão da proposta no sistema da Fapesb. Já o prazo final estabelecido para encaminhamento da proposta concluída e demais documentos exigidos é em 1º de agosto. Todos esses arquivos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail ppp2023@fapesb.ba.gov.br, de acordo com os critérios determinados no edital. O resultado final será em novembro.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas