Voltou a chover em Vitória da Conquista após um logo período sem registros de precipitação. Os pluviômetros do Centro Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram entre 2 e 5 milímetros (mm) acumulados entre o fim da noite desta quinta-feira (20) e o início da tarde desta sexta-feira (21).
A última vez que choveu mais de um milímetro em um único dia foi no dia 16 de maio, há mais de dois meses, quando foram registrados cerca de 3 mm de chuva na cidade. Desde então, a garoa tradicional do inverno de Vitória da Conquista ficou bastante escassa.
As previsões dos institutos indicam que o tempo deve permanecer chuvoso na cidade pelo menos até a próxima segunda-feira (24), com acumulado previsto variando entre 10 a 22 mm neste período. Além da garoa, o fim de semana pode ser marcado por ventos fortes, com rajadas acima dos 50 km/h.
Já o frio deve permanecer mais brando, com mínimas acima dos 15ºC. Com o tempo nublado, as tardes durante o fim de semana devem ter máximas abaixo dos 23ºC. Na última quarta-feira (19), a cidade registrou a menor temperatura do ano, de 8,8ºC, medida pela estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na Uneb (8,5ºC na estação convencional).
O registro de chuva desta sexta-feira foi o primeiro do inverno, que costuma ser mais úmido no Planalto da Conquista.
As condições atípicas já são reflexo do El Niño, fenômeno que costuma provocar temperaturas mais altas e menos chuvas na metade norte do Brasil, principalmente na Região Nordeste.
Veja a previsão para os próximos dez dias