19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista deixou lista das cidades mais violentas do país e alcançou taxa de mortes bem abaixo da média nacional

Mais Lidas

A taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Vitória da Conquista já foi uma das maiores do país, no entanto, vem caindo nos últimos anos, chegando a um patamar menor do que a média nacional e um dos menores do país entre as mais de 300 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.

Em 2018, a taxa no município foi de 51,05 mortes por 100 mil habitantes, com mais de 170 mortes registradas naquela ano. Desde então, ano a ano, o número de mortes foi caindo. De acordo com o Anuário de Segurança Pública do Estado da Bahia, as ocorrências com mortes intencionais caíram de 128 indivíduos em 2019, depois para 123 em 2020 e 97 no ano de 2021.

Os dados de 2022 ainda não foram divulgados oficialmente, no entanto, o Comando Regional de Policiamento do Sudoeste (CRPSO) informou queda houve uma queda de quase 50% no número de mortes em relação ao ano anterior, chegando 14,3 mortes por 100 mil habitantes, algo em torno de 53 homicídios nos doze meses, considerando a população de pouco mais de 370 mil habitantes segundo o último Censo.

A taxa ficou bem abaixo da média do Brasil, de 23,4 mortes, e da Bahia, de 47,1, a segunda maior atrás apenas do Amapá, com taxa de 50,6.

Por outro lado, distante apenas 150 quilômetros de Vitória da Conquista, Jequié apareceu em primeiro na lista das 50 cidades mais violentas do Brasil, no Anuário Nacional, divulgado esta semana, junto com mais onze das dezoito cidades baianas com mais de 100 mil habitantes.

Os crimes violentos letais e intencionais – CVLI – são utilizados como parâmetro para aferir a segurança em números absolutos, considerando a vida, o indivíduo, como o maior bem a ser preservado.

Em nota, o Comando Regional ressaltou que ver a cidade fora do ranking das mais violentas do país por mais um ano é motivo de grande reconhecimento da importância de aliar as políticas públicas e ações sociais ao trabalho operacional exercido incansavelmente pelas forças de segurança.

O órgão afirma ainda que, além do policiamento ostensivo e inteligente, a corporação realiza inúmeras atuações sociais junto à comunidade, que vão desde a realização de ações de aproximação à ações solidárias direcionadas a população de vulnerabilidade.

Por fim, o CRPSO parabenizou a sociedade e reconheceu que o trabalho integrado com a população é a melhor forma de reduzir significativamente os crimes contra a vida e ainda conclamou para que todos os agentes continuem atuando ativamente na melhoria da qualidade de vida e do bem estar social.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas