25 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista recolheu média de 230 toneladas de lixo domiciliar por dia no primeiro semestre

Mais Lidas

Mais de 31 mil toneladas de resíduos sólidos foram recolhidos pelo serviço de coleta municipal de Vitória da Conquista no primeiro semestre de 2023. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24), pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).

Todo este volume foi recolhido das residências e feiras livres da zona urbana e também da zona rural. Por dia, a cidade produz uma média de 230 toneladas de lixo domiciliar, cerca de 6.000/mês. Em 2022, foram recolhidas mais de 70 mil toneladas de resíduos.

Segundo a Sesep, o serviço de coleta domiciliar comum, realizado de porta a porta, está presente em 100% das vias urbanas, nos 11 distritos e em dezenas de povoados do município de Vitória da Conquista. São aproximadamente 120 colaboradores trabalhando todos os dias da semana e 25 veículos, entre ciclomotores e caminhões compactadores.

A coleta é feita pela empresa Torre, sob a supervisão da pasta, por meio da Coordenação de Limpeza Pública. A empresa é também responsável pela destinação e pelo tratamento ambiental adequado dos resíduos coletados.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, o município ainda conta com o importante papel das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a exemplo dos grupos Mãos que Reciclam e Recicla Conquista, que contribuem de forma significativa com o meio ambiente. “Elas atuam na coleta de resíduos reaproveitáveis, para que estes retornem ao processo produtivo das indústrias, ao invés de serem descartados nos aterros, encurtando sua vida útil”, disse Luís Paulo.

Para que a coleta de lixo ocorra de forma satisfatória, a Sesep orienta a população a acondicionar o lixo de forma correta em sacos plásticos, os quais devem ser dispostos no passeio ou em lixeiras apropriadas, nos dias e horários destinados à coleta. Também deve evitar que fique exposto por muito tempo, para não ser rasgado por animais.

Outro cuidado é com o descarte de materiais perfurocortantes, que podem ser acondicionados em garrafas pet, embalagens “tetrapak” ou em caixas de papelão, para não ocasionar riscos de acidentes aos coletores. Na coleta domiciliar diurna, os resíduos devem ser depositados a partir das 7h, e no caso da coleta noturna, somente após às 18h.

Em caso de dúvida, denúncias ou sugestões, a Secretaria de Serviços Públicos disponibiliza uma Central de Atendimento através dos números 77 3420-7008 e WhatsApp 77 98856-4627.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas