24.9 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Morre Dom Geraldo Lyrio Rocha, primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista

Mais Lidas

Morreu na madrugada desta quarta-feira (26), aos 81 anos, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista. O religioso estava na Diocese de Xingu em Altamira no Pará, onde se encontrava para pregar um retiro aos padres.

De acordo com informações da Arquidiocese de Mariana, o corpo será transladado para Vitória, no Espírito Santo e em seguida seguirá para Mariana, em Minas Gerais, conforme desejo expresso por Dom Geraldo.

O velório iniciou-se às 6h desta quarta-feira, em Altamira, e será celebrada uma santa missa de corpo presente às 8h na Catedral de Altamira (PA). Após, o seu corpo será transladado para a cidade de Vitória (ES). Ainda não foram divulgados os horários de velório no Espírito Santo e do sepultamento em Minas.

Segundo a Arquidiocese, os últimos momentos do religioso aconteceram de forma rápida e surpreendente. Dom Geraldo viajou para Altamira no Pará para pregar um retiro e, de maneira repentina, enquanto caminhava, caiu e fraturou o fêmur. Foi internado para o primeiro atendimento, enquanto aguardava uma transferência para uma unidade de saúde na cidade de Vitória, mas seu estado de saúde piorou e ele não resistiu.

Dom Geraldo morava atualmente em Ponta Formosa na Praia do Canto e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros.

Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES). Foi Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011). No dia 23 de junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.

Ele também teve grande destaque na Igreja do Brasil e na América Latina, contribuindo com seus conhecimentos, especialmente sobre Liturgia.

Nas redes sociais, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, lamentou o falecimento de Dom Geraldo.

A Arquidiocese de Vitória também manifestou pesar pela nota do religioso. “A Arquidiocese de Vitória, nas pessoas de dom Dario Campos, arcebispo e dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar, une-se em oração aos familiares e amigos de dom Geraldo sofrendo com a perda deste arcebispo que sempre manteve uma relação com sua arquidiocese de origem e participou dos momentos importantes de sua história. Na certeza de que Deus acolhe dom Geraldo em seu Reino, rezemos por ele e por todos que sofrem com sua partida”, disse a entidade religiosa em nota.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas