19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Cooperativismo fomenta criação de tilápia em águas do rio São Francisco em Minas Gerais

Mais Lidas

O município de Morada Nova de Minas, às margens do reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, na Região Central Mineira, se tornou o segundo maior produtor de tilápia do país. graças às águas do rio São Francisco e ao cooperativismo.

Na manhã deste domingo (30), o programa Globo Rural, da TV Globo, exibiu uma reportagem mostrando a importância desta atividade para a geração de emprego e renda nesta localidade e como foi a trajetória dos criadores da região até a profissionalização.

Fundado em 1852, o município teve sua economia voltada para a agricultura, com cultivos de arroz, milho e cana-de-açúcar, e para a pecuária, com a criação de gado. Este panorama foi mudado na década de 1960, quando foi construída a barragem da hidroelétrica, reduzindo significativamente a área produtiva do município pelo alagamento das águas do Velho Chico.

Muitas pessoas tiveram que deixar suas terras e os que ficaram precisaram se reinventar para continuar economicamente ativos. A piscicultura foi uma das alternativas e as criações que eram informais, sem licenciamentos e sem as tecnologias necessárias. Já nas últimas décadas, o negócio ganhou impulso com o cooperativismo e a atividade se tornou cada vez mais profissionalizada.

Segundo o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, o Sicoob, atualmente há 45 cooperados que se dedicam à criação de tilápia no município.Além disso, uma outra cooperativa atua na região na parte de beneficiamento. É a Coopeixe, que recebe e faz o processamento final de boa parte dos pescados produzidos na região.

No frigorífico chegam, todos os dias, cerca de 5 toneladas de peixe dos cooperados. Essa quantidade rende 1,5 tonelada de filé.

Assista à reportagem

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas