19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Previdência Estadual lança simulador de aposentadoria para servidores efetivos

Mais Lidas

Em evento promovido pela Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), nesta quarta-feira (02), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, foi apresentada ferramenta do sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado. Trata-se do simulador de aposentadoria, reserva e reforma, disponível no RH Bahia. Com a novidade os mais de 88 mil servidores efetivos do Poder Executivo Estadual agora contam com a ferramenta para planejar o seu futuro, conhecendo os diversos cenários para ingresso na aposentadoria.

“É uma satisfação entregar aos servidores estaduais mais uma ferramenta de transformação digital, que contribui para a automatização, fixação e expansão do governo digital”, afirmou a chefe do gabinete Tatiane Cezar Pereira, que representou o secretário da Administração, Edelvino Góes, na abertura do evento. A chefe de gabinete lembrou ainda a importância do simulador para os servidores que moram no interior do Estado. “São pessoas que têm mais dificuldade de acesso às equipes de RH e que muitas vezes não sabem como calcular o tempo que falta para se aposentar”, ressaltou.

O superintendente da Previdência do Estado José Maria Dutra destacou o papel do simulador para o alcance de um dos principais objetivos da Suprev hoje, ao lado do enfrentamento do déficit previdenciário: a redução do tempo de concessão da aposentadoria. “O simulador ajuda o servidor a planejar o seu futuro, e também auxilia as equipes de RH a visualizar as diferentes possibilidades de concessão, sem precisar fazer o cálculo dos benefícios do zero”, explicou o superintendente.

“Cada decisão da vida ativa do servidor tem repercussão na sua aposentadoria, e é nesse sentido que o simulador surge como uma ferramenta de difusão do conhecimento previdenciário, para que o policial ou professor não deixe para se preocupar com o assunto apenas às vésperas da sua aposentação”, complementou a diretora de Gestão dos Benefícios Previdenciários da Suprev, Joana Pinheiro, que aproveitou a sua fala também para mostrar à plateia as diferentes informações disponíveis no simulador, e como elas podem ser acessadas no portal do RH Bahia.

Além de acompanhar as apresentações, o público teve a oportunidade de experimentar na prática a utilização do simulador de aposentadoria, com a ajuda de 10 técnicos da Suprev que estiveram disponíveis no lobby do espaço, fornecendo orientações e tirando dúvidas dos servidores, num atendimento individualizado prestado por meio de computadores.

Simulador

Para ter acesso ao simulador de aposentadoria, o servidores efetivos devem ingressar com login e senha pessoais na área de acesso restrito do Portal RH Bahia. Com navegação fácil e intuitiva, a ferramenta permite que o profissional visualize as datas previstas para seu ingresso para a inatividade, de acordo com as regras previdenciárias nas diferentes modalidades de aposentadoria (compulsória, por idade ou tempo de contribuição, etc).

Foto: Reprodução

Vale ressaltar que as informações apresentadas no simulador são extraídas da base de dados do sistema de Recursos Humanos do Estado. Caso identifique alguma inconsistência, a orientação da Suprev é de que o servidor entre em contato com a sua Coordenação de Recursos Humanos. “A ferramenta, inclusive, é uma excelente oportunidade para identificar a necessidade de realizar ajustes, a exemplo de solicitações de averbação de tempo de serviço”, explica a diretora Joana Pinheiro.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas