31.7 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Famílias de Malhada de Pedras melhoram renda com avicultura e assistência técnica

Mais Lidas

Projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), realizado na comunidade de Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, implantou 20 galinheiros na localidade e aquece a economia da região.

A agricultora Ivaneide Ataíde Lisboa está entusiasmada com a mudança. “Antigamente a gente criava as galinhas sem estrutura e não tinha um espaço para aumentar a produção. Com esse investimento, agora tenho galinha e ovos pra vender”.

Ivaneide destaca os benefícios da ação. “Faço entrega toda semana para Vitória da Conquista, Brumado e na feira livre de Malhada de Pedras. São cerca de sete dúzias por semana. Agora a produção de aves traz uma renda para a família e também é usada no consumo. Abasteço a minha casa e a dos meus filhos”.

Para alcançar esse sucesso, a comunidade contou com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) prestado por meio da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), que fortaleceu ainda mais o vínculo entre os agricultores locais, com boas práticas de manejo.

O sucesso não se limita a Ivaneide. Antônio Lima também compartilha sua história de progresso. “O projeto nos deu o benefício da renda. Criamos galinha poedeira e agora podemos dar manutenção das aves com tudo o que aprendemos com os técnicos de Ater, que foi importante na orientação das boas práticas e na criação. Comercializo em feiras livres e na comunidade. Assim, estou garantindo minha sobrevivência no meio rural”. diz Antônio com orgulho.

E as novidades não param por aí. Na comunidade, a Unidade de Beneficiamento de Mandioca está nos ajustes finais para ser inaugurada. A ação promete adicionar um novo capítulo à história local, uma vez que os ovos produzidos nos galinheiros serão um ingrediente chave na elaboração de deliciosos bolos e biscoitos.

A iniciativa está mudando não apenas a paisagem da região, mas também a realidade das famílias que ali vivem. A união entre o investimento em galinheiros e a assistência técnica especializada resulta em uma comunidade mais próspera e preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o meio rural oferece. A cada ovo colhido e vendido, as famílias agricultoras de Lagoa das Cacimbas mostram a força da agricultura familiar.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas