23.2 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Dois homens são presos por tentativa de feminicídio em Vitória da Conquista e Jequié

Mais Lidas

Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Jequié, prenderam nesta quarta-feira (9), um homem acusado de golpear diversas vezes sua ex-companheira com arma branca no mês de julho. No dia que ocorreram as agressões, a mulher foi socorrida e levada para uma unidade hospitalar e acabou ficando sem visão de um dos olhos, após as graves lesões.

O agressor, que não aceitava o fim do relacionamento, descumpriu a medida protetiva de urgência e foi preso. “A vítima está sendo acompanhada por nossa equipe multidisciplinar. Já o homem segue custodiado à disposição do Poder Judiciário”, explicou a titular da Deam/Jequié, delegada Grazziela Quaresma.

Já na cidade de Vitória da Conquista, outro homem também foi preso também por tentativa de feminicídio nesta quarta-feira (9,) por policiais da Deam/Conquista. O crime ocorreu 16 de junho deste ano e o homem tentou matar a companheira com golpes de arma branca. Ele segue custodiado à disposição da Justiça.

O Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis, durante o mês de agosto, dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, vem intensificando ações investigativas e retirando de circulação, agressores e realizando palestras de conscientização em todo o estado.

Violência contra a mulher

A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de ocorrências de violência contra a mulher. Os dado são da Rede de Observatórios da Segurança que monitorou diariamente notícias sobre o tema. Só no primeiro trimestre desse ano houve um aumento de cerca de 58% de casos em relação a 2021.

Naquele ano foram 200 registros, enquanto que em 2022, 316 casos foram contabilizados. Entre as violações estão homicídios, feminicídios – quando a mulher é morta por ser mulher – e agressões física. Os dados alarmantes são reflexo da falta de políticas públicas eficientes e da desigualdade de gênero que permeia a sociedade brasileira, segundo apontam especialistas.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas