27.4 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Calor deve voltar forte às regiões de Barreiras e Guanambi a partir do fim de semana

Mais Lidas

Deve voltar a fazer calor em boa parte do país a partir do próximo fim de semana. As previsões dos modelos meteorológicos e institutos de meteorologia apontam para possibilidade de registros de temperaturas acima dos 42ºC em algumas áreas do território nacional.

Os registros mais extremos devem ocorrer em cidades do Mato Grosso, Goiás e Tocantins, no entanto, praticamente todo o país pode registrar temperaturas mais elevadas do que o comum para a época. Vale lembrar que o inverno no hemisfério sul só terminará no dia 23 de setembro.

Parte deste calor deve chegar à Bahia e atingir principalmente o Extremo-Oeste do Estado e parte do Centro-Sul. Nestas áreas, os termômetros podem registrar máximas entre 37 e 39ºC entre o próximo domingo (20) e a sexta-feira (25).

Estas previsões incluem as regiões de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Ibotirama e cidades dos respectivos entornos. Mais próximo à divisa com o Tocantins, algumas localidades poderão registrar máximas acima dos 40ºC.

Enquanto isso, o tempo deve seguir com temperaturas amenas nestas regiões até a próxima sexta-feira (18), com mínimas abaixo dos 19ºC. Em Guanambi, os ventos fortes e constantes devem derrubar a sensação térmica para casa dos 10ºC nos primeiros instantes das manhãs.

Estas condições são reflexo dos pulsos originados do avanço de uma massa de ar polar desde o fim de semana pelo Sul e Sudeste do país, deixando as temperaturas mais baixas. Além disso, os ventos fortes e constantes estão aumentando a sensação de frio na região.

O calor precoce, já registrado em julho, mês com maior temperatura média já registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia em 62 anos de medições, já é uma das consequências do El Niño, que geralmente deixa o tempo mais quente e mais seco no Nordeste brasileiro.

Veja a previsão do tempo para os próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas