25.6 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Novo Grupamento Motorizado da Guarda Municipal de Vitória da Conquista entrou em operação nesta quinta

Mais Lidas

Entrou em operação nesta quinta-feira (7), o novo Grupamento de Proteção Preventiva Motorizado (GPPM), da Guarda Municipal de Vitória da Conquista. A solenidade de formatura foi realizada na noite de ontem (6), após um curso preparatório intensivo que durou 35 dias, em regime integral e semi-integral.

Entre os 56 concluintes, estão sete integrantes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e seis do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama). O novo GPPM é formado por 44 guardas municipais. Eles deverão atuar em ocorrências mais complexas, em nível de segurança pública básica, divididos em guarnições do tipo C, que comportam quatro integrantes: um comandante, um motorista e dois patrulheiros.

Representando a prefeita Sheila Lemos na solenidade, o chefe de gabinete, Lucas Dias, agradeceu à tropa em nome do Governo Municipal. “Trago o abraço da prefeita Sheila Lemos e, sobretudo, agradeço a cada um de vocês pelo empenho que tiveram”, disse Lucas. “A Guarda Municipal é uma instituição que foi abraçada pela população. Foi uma ideia que nasceu com o saudoso prefeito Herzem Gusmão e que foi efetivamente implantada na gestão da prefeita Sheila”, complementou o chefe de gabinete.

O comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, fez agradecimentos à chefe do Executivo Municipal. “Sempre que estamos precisando subir mais um degrau, como na formação de um novo grupo como este, ela me pergunta: ‘vai ser bom para os guardas e para o município? Então, faça’”, destacou Lemos.

Entre os “degraus” a que se referiu o comandante, ele citou o novo uniforme utilizado pelo GPPM – o qual, segundo Lemos, foi adquirido graças ao auxílio-fardamento garantido à tropa pela Prefeitura. A vestimenta cumpre as exigências mais modernas em termos de segurança pública. “Esse tipo de uniforme está sendo utilizado pelas forças de segurança pública mais avançadas do Brasil. Tem uma qualidade de resistência a algumas intempéries do tempo. Além disso, é muito bonito e dá conforto e segurança para que eles exerçam a função da melhor forma possível”, observou, acrescentando que, nos próximos meses, o novo fardamento será estendido ao restante da Guarda Municipal.

Preparação rigorosa

O processo de preparação para o novo grupamento foi longo e “bastante rigoroso”, como registrou Lemos. Começou no final de 2022, inicialmente com uma seleção da qual participaram 108 guardas, e envolveu diferentes etapas, ao longo do primeiro semestre. Foram exames médicos, testes de aptidão física, provas sobre legislação – incluindo a escrita de redação –, avaliações práticas e testes psicológicos.

A matriz curricular foi composta por conteúdos que tratam de temas com os quais os guardas lidam diariamente, a exemplo de noções de armamento e tiro, operação técnica e táticas de abordagem, e ainda assuntos vinculados à temática da segurança pública, como a Lei Maria da Penha, as atribuições da Polícia Civil, o processo penal, criança e adolescente, medidas de proteção e escuta especializada, sistema prisional e população carcerária, segurança no trânsito, socorro e urgência, entre outros.

Entre os instrutores responsáveis por ministrar os conteúdos, estavam representantes das forças policiais, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e do Departamento de Polícia Técnica.

Além da formação técnica, os guardas foram submetidos a situações mais específicas que exigiram preparo físico continuado, controle emocional, espírito de corpo, disciplina e resistência à fadiga – o que incluiu, por exemplo, testes de maneabilidade, durante os quais os cursistas passaram quatro dias numa área de treinamento em área rural, em condições adversas e submetidos a uma série de restrições.

agencia-sertao-novo-grupamento-motorizado-da-guarda-municipal-de-vitoria-da-conquista-entrou-em-operacao-nesta-quinta
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista

“Preparados e qualificados”

A forma de atuação do GPPM, segundo o comandante, será baseada no slogan que orienta a Guarda Municipal: “antes do braço forte, a mão amiga” – ou seja, centrada em ações mais próximas da comunidade. “O novo grupo vai proteger os outros grupamentos e também prestar um serviço de melhor qualidade à sociedade de Vitória da Conquista. Estão preparados e qualificados para exercer com eficiência essa função de segurança pública básica e de proteção preventiva aos bens, serviços e instalações do nosso município”, analisou o comandante.

“Nós temos aqui a nata. Escolhemos os melhores entre os melhores. Eles estão preparados para atender qualquer tipo de ocorrência relacionada à segurança pública básica”, garantiu o líder da Guarda Municipal.

Enquanto elogiava a capacidade de seus comandados, Lemos convidou ao palco Maria de Fátima Souza, mãe do concluinte e integrante do Gama, Marcos Queiroz. Falando em nome das mães dos componentes da Guarda Municipal, ela parabenizou a turma a seu modo, falando de forma emocionada e mencionando, inclusive, a preocupação que sentiu quando viu o filho partir para os testes de maneabilidade.

A mensagem de áudio que ela enviou a Marcos, na ocasião, era repleta de bênçãos, desejos de sucesso e manifestações de temor diante dos desgastes físicos e emocionais pelas quais seu filho se submeteria. Aquilo emocionou os colegas de tal maneira que eles utilizaram trechos do áudio no vídeo que foi exibido no final da cerimônia. Outras partes da fala foram incorporadas à letra da música que os próprios cursistas compuseram, e que também foi cantada por eles no encerramento.

“Meus parabéns. Eu amo todos vocês e também oro por todos vocês”, disse Maria de Fátima, sob aplausos gerais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas