32.4 C
Guanambi
27.2 C
Vitória da Conquista

Baiano foi aprovado para medicina na Uneb após 28 tentativas

Mais Lidas

Após 28 tentativas, o estudante Rafael Araújo, de 24 anos, realizou o sonho de cursar medicina em uma universidade pública na Bahia. Ele é morador de Feira de Santana e foi aprovado na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em agosto deste ano.

Sem recursos para cursinho, o estudante se preparou para o vestibular sozinho. “Eu trouxe esse sonho para esse quartinho. Falei: enquanto não conseguir, não paro”, contou ao G1.

Filho de uma dona de casa e um vigilante, o jovem morador do bairro do Tomba sabia que a família não conseguiria arcar com uma faculdade particular e com cursos. Durante anos, pedalou 7 km até a Biblioteca Municipal de Feira de Santana para estudar.

Em 2020, quando a pandemia da Covid-19 teve início, o local ficou fechado e Rafael perdeu o foco dos estudos durante quase dois anos.

A biblioteca voltou a funcionar no final de 2021, mas o jovem não retornou ao local. A diretora Maura Cedraz, que conhecia a história do Rafael, sentiu falta dele, entrou em contato e pediu que ele fosse até a biblioteca.

“Ele chegava todo suado após fazer o percurso de bicicleta, sempre vi que era uma pessoa determinada. Após a ligação, nós conversamos e pedi para ele retornar. No outro dia ele veio e não parou mais”, disse a diretora.

O sonho de tornar-se médico nasceu aos 12 anos, quando Rafael foi internado no Hospital Estadual da Criança, também em Feira de Santana, com uma infecção grave em um dos dedos das mão direita que, por pouco, não foi amputado. Na ocasião, ele conheceu o ortopedista pediátrico Paulo Leite e disse para a família, a partir dali, que queria seguir a mesma profissão do especialista.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas Notícias