25 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Cem mil consumidores da Coelba podem perder tarifa social na Bahia

Mais Lidas

A Neornergia Coelba emitiu uma nota, nesta quarta-feira (13), informando que cerca de 100 mil famílias da Bahia correm o risco de perder o benefício da tarifa social de energia elétrica. As cidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Jequié são as que possuem o maior número de pessoas que podem perder o benefício, de acordo com levantamento da concessionária.

Ainda segundo a empresa, mais de 100 mil famílias foram cadastradas no programa em 2023 pela Coelba, de maneira proativa, no entanto, é preciso que os inscritos mantenham os dados atualizados.

O benefício é concedido pelo Governo Federal e isenta em até 100% o valor da conta de luz para quilombolas e indígenas e em até 65% para consumidores de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Ministério da Cidadania e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) são os responsáveis pela indicação das famílias que podem perder o benefício. Os clientes que estão ou estarão passíveis de perder o benefício recebem uma mensagem da Neoenergia Coelba na fatura de energia, indicando que regularizem sua situação.

Caso tenha sido convocado, o cliente deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município, para verificar a documentação necessária e como proceder.

Em caso de dúvidas, o consumidor tem à disposição o telefone 121, do Ministério da Cidadania.

Além das famílias que podem perder o benefício, a Neoenergia Coelba estima que mais de 1,2 milhão de famílias têm direito à tarifa, porém muitos que possuem o NIS não são titulares da conta de energia elétrica, o que impede o cadastramento de forma automática pela empresa ao cruzar informações com os dados do CadÚnico.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas