19.8 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

Com 41,6ºC, Bom Jesus da Lapa registrou a maior temperatura da Bahia em 2023

Mais Lidas

A cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada na Bahia, na margem direita do Rio São Francisco, registrou temperaturas superiores a 40ºC pelo terceiro dia seguido. Nesta terça-feira (26), a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registou 41,6ºC pouco antes das 16h.

A marca foi a maior de 2023 entre as cidades monitoradas pelo órgão no estado, e foi a segunda maior já registrada oficialmente em Bom Jesus da Lapa, além de ser a maior para o mês de setembro. A primeira continua sendo a registrada em 22 de outubro de 2015, de 41,7ºC.

 O calor começou a ficar intenso já no sábado (23) na cidade, conhecida pelas romarias religiosas à igreja da Gruta do Bom Jesus. Na ocasião os termômetros marcaram 38ºC. No domingo (24), a máxima chegou a 40,2ºC e na segunda-feira (25) foi a 41,4ºC. O calor extremo consequência da onda de calor causada pela presença de uma intensa massa de ar quente e seco sobre o centro do país desde a última semana.

Na Bahia, a segunda cidade com maior temperatura foi Correntina, na mesma Região, com 41,2ºC. Esta foi a maior temperatura oficialmente registrada no município, igualando a marca do dia 22 de setembro de 2021, quando também chegou a 41,2ºC. Na segunda-feira, os termômetros registraram 41ºC.

Em terceiro lugar no ranking do calor está Ibotirama, que registrou 40,9ºC após ter registrado 41,2ºC na segunda-feira.

Recorde Nacional

Ainda nesta terça-feira, também às margens do Rio São Francisco, foi registrada a maior temperatura do ano no Brasil. O município de São Romão, no Norte de Minas, teve máxima de 43,5ºC, superando o recorde do dia anterior, de 43ºC. Outra cidade ribeirinha com altas temperaturas foi Januária, com 41,8ºC, a maior em mais de sessenta anos de medições oficiais no município.

Previsões

As previsões continuam apontando para a persistência do calor em toda a bacia do médio São Francisco. As temperaturas devem continuar passando de 40ºC até os primeiro dias de outubro.

Além do calor que deve continuar forte, o tempo deve permanecer seco, já que as previsões indicam para pouca chance de chuvas, e caso ocorram, em volumes pequenos, no Norte de Minas. Do lado da Bahia as chances de chuva são ainda menor.

Maiores temperaturas na Bahia – terça-feira (26)

  • Bom Jesus da Lapa – 41,6ºC
  • Correntina – 41,2ºC
  • Ibotirama – 40,9ºC
  • Barreiras – 39,9ºC
  • Buritirama – 39,9ºC
  • Formosa do Rio Preto – 39,9ºC
  • Guanambi – 39,3ºC
  • Santa Rita de Cássia – 39,2ºC
  • Barra – 39ºC

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas