19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Estudantes de toda Bahia participam de avaliações de Língua Portuguesa e Matemática

Mais Lidas

A avaliação diagnóstica das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), foi iniciada nesta segunda-feira (02) em toda Bahia e vai até o dia 27 de outubro. De acordo com a SEC a avaliação tem por objetivo de acompanhar e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e faz parte das ações estratégicas da Secretaria em torno da gestão da aprendizagem.

As provas serão aplicadas tanto na rede estadual quanto nas redes municipais dos 417 municípios, para estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. O superintendente de Gestão da Informação, Rainer Guimarães, disse que, a partir do diagnóstico das avaliações, as escolas são auxiliadas na implementação de novas ações pedagógicas. “A partir dos resultados das avaliações, o Estado e os municípios podem orientar as escolas sobre os pontos que elas devem ter mais atenção no processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou.

As avaliações contribuem, também, para a identificação de habilidades e conteúdos que precisam ser mais fortalecidos e para a ampliação de discussões pedagógicas sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, com atenção para aspectos que são contemplados em outras avaliações externas, a exemplo das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Esse processo avaliativo também consolida uma cultura de avaliação voltada para as aprendizagens que fortaleçam ações e reflexões de docentes e discentes e subsidiem novas pesquisas e para a implementação de programas e ações que tomem como referência os contextos escolar, social e cultural e as necessidades educacionais dos estudantes.

O município de Alagoinhas foi o primeiro a receber a aplicação das provas, nesta segunda-feira. O secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, falou sobre a importância da avaliação e do regime de colaboração com a SEC. “A prova Sabe nos permite, além de ter um diagnóstico preciso da nossa rede, ajudar as instâncias estadual e federal a contribuir com o planejamento da Educação Básica no Brasil. A gente se sente mais seguro e mais tranquilo, porque nós temos um diálogo muito próximo com o Governo do Estado”, afirmou.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas