23.2 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Concurso de Qualidade do Café acontece nesta sexta no Sudoeste Baiano

Mais Lidas

Será realizado nesta sexta-feira (6) o Concurso de Qualidade do Café promovido pela Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), em parceria com a Prefeitura do município de Barra do Choça. O evento visa valorizar o alto potencial dos cafés da agricultura familiar do Sudoeste Baiano.

Conforme informações da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a segunda edição do concurso avalia amostras de café de quase 200 agricultores familiares em quesitos relacionados à torra, prova e a parte sensorial do café. Serão premiados os 30 melhores: 15 na categoria café natural e 15 na categoria café despolpado, em um valor total de premiação de R$ 67 mil reais.

O concurso tem como objetivo incentivar a produção dos cafés de qualidade superior pelos cafeicultores de Barra do Choça; divulgar o potencial de qualidade e sustentabilidade dos cafés produzidos pelos participantes do concurso, promover ações que fortaleçam o trabalho cooperativo e associativo entre os cafeicultores participantes, bem como as ações de fomento ao desenvolvimento territorial promovido pelas organizações parceiras, públicas e privadas do município e região.

“O nosso objetivo é estimular o agricultor a qualificar a produção e comercializar o café com preço diferenciado. Trouxemos árbitros de todo o Brasil e vamos aproveitar a cerimônia de premiação para o lançamento de produtos”, explicou a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira.

A primeira fase do Concurso aconteceu no laboratório de análise sensorial do café, instalado na Cooperbac, que tem recursos do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR. Além do laboratório, os investimentos foram aplicados na base de produção, viveiro de mudas, assistência técnica qualificada, aquisição de equipamentos, implantação de unidade de secagem, unidade de torrefação e empacotadora de café e estratégias para a comercialização dos produtos.

Uma dessas estratégias é a realização de eventos como o Concurso, que representa a valorização da produção do café e garante maior valor agregado para a comercialização dos produtos. “Com o concurso, a gente vai ter mais visibilidade e, a depender da colocação, o café pode garantir um valor superior a 100% do valor de mercado”, comentou o produtor Eufrásio Lima.

Lançamento de Produtos

Durante a premiação desta sexta-feira (6), a Cooperbac fará o lançamento de dois produtos da agricultura familiar. A farinha de mandioca Cooperbac, para escoar a produção de mandioca da região e garantir um preço de venda justo para as famílias agricultoras, e o segundo lote do Café Feminino Cooperbac, 100% arábica, produzido em altitude acima de 850 metros e comercializado em embalagem de 250 gramas, que vai homenagear a agricultora Ana Cristina Paes, uma das 73 mulheres que trabalham com café na cooperativa.

Bahia que Produz e Alimenta

Executado pela CAR, com cofinanciamento do Banco Mundial, o Bahia Produtiva fortaleceu a inclusão socioprodutiva de milhares de famílias agricultoras e agora se transforma em Bahia que Produz e Alimenta, que vai acelerar o crescimento das organizações produtivas, focado na sustentabilidade e no processo de agroindustrialização e comercialização dos produtos das famílias agricultoras.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas