21.3 C
Guanambi
16.8 C
Vitória da Conquista

Unacon foi inaugurada em Jequié

Mais Lidas

Foi inaugurada nesta sexta-feira (6) a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié. Através deste importante equipamento, os pacientes que necessitam de serviços como consultas ambulatoriais e de emergência, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia não precisam mais se deslocar para outras cidades.

“A regionalização da assistência à saúde da população é uma bandeira do governador Jerônimo Rodrigues e uma missão da Sesab que buscamos cumprir com muito empenho e qualidade porque acreditamos que essa estratégia é a melhor para dar um tratamento digno e mais eficiente aos baianos”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve presente na inauguração ao lado do governador. “Nosso compromisso com a população passa pela ampliação e qualificação do acesso a serviços de média e alta complexidade, seja com a construção de novas policlínicas regionais, abertura de novos leitos ou a implantação de uma Unacon em Jequié”.

A população tem acesso às especialidades de mastologia, urologia, ginecologia, cirurgia geral, oncologia clínica, coloproctologia, cuidados paliativos e médico da dor e exames de biópsias, USG, Tomografia, Ressonância magnética, Exames laboratoriais, CPRE, Colonoscopia, Endoscopia e Broncoscopia. Na Unacon de Jequié ainda será possível realizar cirurgias oncológicas de Mastologia, Urologia, Aparelho Digestivo e Ginecologia. A unidade conta também com atendimento de urgência e emergência oncológica com coloproctologista, urologista, ginecologista, mastologista, oncologista clínica e cirurgião oncológico.

“Jequié e toda região terão um serviço de excelência, com equipe multiprofissional qualificada para atender aos pacientes que necessitem de assistência oncológica. Sabemos da dificuldade que esses pacientes possuem, da luta que travam e eles precisam da melhor assistência possível e é isso que uma unidades como essa propicia”, declarou Roberta Santana.

R$ 14 milhões em melhorias no Prado Valadares

Além da inauguração da Unacon, o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária Roberta Santana autorizaram o processo licitatório para uma série de intervenções no Hospital Geral Prado Valadares que totalizam R$ 14 milhões. Haverá a construção do setor de hemodinâmica, ampliação do ambulatório e do centro de ensino e pesquisa da unidade de saúde, bem como serão reformados e adequados o laboratório, a recepção principal, a administração e as enfermarias.

“O Prado Valadares é uma das maiores unidades do interior da Bahia, sendo referência para 30 cidades da região. Estamos qualificando a unidade e o atendimento para melhor servir os 600 mil baianos da macroregião Sul”, explicou a secretária.

Saúde mental

O HGPV também ganhou quatro leitos de saúde mental na clínica médica e dois de retaguarda na emergência. A implantação de leitos de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas em hospitais gerais integra um conjunto de estratégias para a Desinstitucionalização no estado da Bahia. A ação está em acordo com o que preconiza a Lei 10.216/2001 – lei da Reforma Psiquiátrica – e tem por fundamento o cuidado integral, humanizado e articulado com os outros serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

“Nossa atenção à saúde envolve todo tipo de cuidado com a população e a saúde mental é uma prioridade. Tanto que será construido, a partir do próximo ano, 20 Centros de Atenção Psicossocial e quatro Unidades de Acolhimento em toda a Bahia”, enfatizou Roberta Santana.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas