30.5 C
Guanambi
25.4 C
Vitória da Conquista

Bom Jesus da Lapa realiza celebrações do Tríduo e Festa da Nossa Senhora Aparecida

Mais Lidas

Anúncio

O Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida de Bom Jesus da Lapa começaram nesta segunda-feira (9) e seguem até quinta-feira (12) dia nacional da Padroeira do Brasil. Este ano, o tema principal das celebrações na Capital Baiana da Fé é: Maria, Ensinai-nos que vocação é graça e missão.

O evento é uma manifestação cultural e religiosa católica. Esta é a segunda maior festa religiosa da cidade, menor apenas da Romaria do Bom Jesus que aconteceu em agosto.

Anúncio

A primeira noite de celebrações do Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida de Bom Jesus da Lapa reuniu centenas de devotos e teve como subtema: Maria, ensinai-nos que toda a vocação é missão dada por Desus. O pregador foi o  Padre Mateus Jurus,  vigário da Paróquia São João Batista, em Bom Jesus da Lapa.

Nesta terça-feira (10), a missa terá como o subtema: Maria, ensinai-nos que a família é vocação de Deus. O pregador será o padre Jocleilson Sebastião da Silva, reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Barreira.

Na terceira noite do tríduo, quarta-feira (11), o subtema será: Maria, ensinai-nos a construir uma sociedade justa e fraterna. O pregador escalado é o padre Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, em Salvador.

Já no Dia Nacional da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, encerram-se as celebrações religiosas e as festividades da cidade. O subtema será: Maria Ensinai-nos que Vocação é Graça e Missão. O padre Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, em Salvador, conduzirá a cerimônia.

Romaria em Bom Jesus da Lapa

O período de romaria de Bom Jesus da Lapa começou desde o dia 7 de julho e finaliza com o Tríduo e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12).

A peregrinação começou com a Romaria da Terra e das Águas e em seguida a Romaria do Bom Jesus da Lapa e o Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade.

A romaria de Bom Jesus da Lapa foi considerada, recentemente, como Patrimônio Imaterial do Estado. A cidade é destaque por sediar a maior romaria da Bahia e é a terceira maior romaria do Brasil e a Festa de Nossa Senhora Aparecida.

A estimativa é que pelo menos 900 mil pessoas participem das celebrações durante todo este ano de 2023, haja visto que este ano, houve um número maior de excursões de outras regiões.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas