22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Palmatech 2023 e Congresso Brasileiro de Palma e outras forrageiras começam nesta quinta-feira

Mais Lidas

Anúncio

Começa nesta quinta-feira (19), o Palmatech 2023, evento conjunto ao 6º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Forrageiras. A edição será realizada em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. A programação vai até o próximo sábado (21) e reunirá pesquisadores, produtores rurais, técnicos e interessados em tecnologias sobre palma forrageira e outras cactáceas.

Os debates terão como temas principais a cultura da palma e a aplicação na pecuária, outras forrageiras adaptadas ao semiárido, fruticultura das cactáceas, assistência técnica e gestão. A programação inclui ainda um dia de campo, cozinhas show com a utilização da palma e apresentação de trabalhos técnico-científicos, além da exposição de máquinas, insumos e tecnologias para a atividade.

Anúncio

A promoção é de responsabilidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Sistema Faemg. O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi estará representado pelos professores Paulo Emílio e João Abel, com a palestra conjunta na sexta-feira (20) sobre implantação e manejo da cultura de palma, e pelo professor Sérgio Donato, que palestrará sobre o manejo nutricional da Palma.

Além deles, os professores Alessandro Arantes e Marcelo Rocha apresentarão trabalhos na forma de pôster que envolvem estudos realizados pelos professores e seus orientados dos cursos de Bacharelado em Engenharia Agronômica e do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido.

A programação do Palma Tech 2023 reunirá o trabalho conjunto da rede formada por diversas instituições de pesquisa, extensão, fomento e agroindústria para a seleção, multiplicação e distribuição da palma forrageira, que já tem se mostrado uma alternativa viável para complementar a alimentação do gado em regiões de semiárido. Também apresentarão os principais resultados dos estudos sobre a cultura conduzidos pela Epamig desde 2009.

Esta edição será a primeira presencial, já que as primeiras, em 2020 e 2021, tiveram programação virtual em função das restrições necessárias ao controle da pandemia da Covid-19. Com atividades diversificadas, somará forças ao 6º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Forrageiras, que será realizado, pela primeira vez, em Minas Gerais, e também pela primeira vez fora da região Nordeste.

Dia de Campo

Faz parte do Palmatech 2023 o dia de campo, denominado Palma Day, marcado para o próximo sábado (21), a partir de 8h30, no Campo Experimental da Epamig, em Montes Claros. O evento, que já está com todas as vagas preenchidas, vai contar com quatro estações de campo.

Os temas abordados serão:

  • “Capim Buffel como alternativa de gramínea forrageira para o semiárido”;
  • “Projeto Forrageiras para o Semiárido. Pecuária Sustentável”;
  • “Rede Palma”;
  • “Colheita Mecanizada da Palma Forrageira”.

As inscrições para o congresso seguem abertas no site do evento. 

Veja a programação completa

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas