19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

10º Seminário Baiano de Solos será aberto neste domingo em Guanambi

Mais Lidas

Começa neste domingo (29), o 10º Seminário Baiano de Solos (SBS). A edição de 2023 será realizada no Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi (IF Baiano/Guanambi). Esta será a primeira vez que o evento acontecerá na instituição, responsável há quase 30 anos pela formação de técnicos, agrônomos e mestres

A cerimônia de abertura será 19h30, no auditório da instituição, localizada no distrito de Ceraíma. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Aurélio Aurélio José Antunes de Carvalho, do IF Baiano/Santa Inês. O palestrante é licenciado em Química, é mestre e doutor em Ciências Agrárias. Ele falará sobre representatividade, fragilidades e potencialidades do região semiárida da Bahia, tema central desta edição do seminário.

A programação seguirá até a próxima quarta-feira (1º), com várias palestras, mesas redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentações de trabalhos. Os minicursos irão abordar temas como Principalmente temas relacionados às inovações tecnológicas na agricultura, como construção do perfil agrícola do solo, operação de drones para fins agrícolas, internet das coisas na ciência do solo, soluções de sensoriamento, entre outras.

Já as visitas ocorrerão no Projeto Irrigado de Ceraíma, vizinho ao Campus; no Vale do Iuiu, no município de Iuiú, em áreas irrigadas do rio São Francisco, em Malhada e Carinhanha; e no Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa. O objetivo é observar os diferentes perfis de solo encontrados nestas áreas.

As atividades vão envolver participantes de instituições como a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do próprio IF Baiano (dos campi de Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Santa Inês), além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPMF).

As inscrições já foram encerradas, no entanto, as mesas-redondas e palestras, programadas para esta segunda-feira (30), poderão ser assistidas no canal do IF Baiano – Campus Guanambi do Youtube.

O Seminário Baiano de Solos

O SBS foi idealizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET Solos), da Uesc, sob a tutoria da professora Ana Maria Souza dos Santos Moreau, pós-doutora em Agronomia. A primeira edição foi realizada em 2012 e até o ano de 2019 foram seis edições, todas sediadas na Uesc, em Ilhéus.

Em 2020, pela primeira vez, o evento foi realizado na Uesb, na cidade de Vitória da Conquista. Nos anos seguintes, por conta das restrições impostas pela pandemia, passou a ser promovido e organizado de forma remota, em parceria entre professores e estudantes da UESC, UEFS, UFRB e IF Baiano, por meio dos professores vinculados ao Centro de Estudos Tecnológicos em Informática e Agronomia (Ceteia).

Na nona edição, em 2022, a programação voltou a ser realizada no formato presencial e novamente na Uesc, com participação também da Ufob e Ufba. Na ocasião, foi consolidada a formalização da Rede Baiana de Ciência do Solo. O tema debatido foi “Os caminhos para integração da Ciência do Solo da Bahia”.

Acesse o site do evento

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas