Na última sexta-feira (27), uma operação conjunta entre o 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e a Companhia de Policiamento Especializado Sudoeste marcou a reintegração de posse da Fazenda Lagoa dos Portácios, situada na zona rural do Município de Carinhanha.
A propriedade rural, pertencente à empresa Calsete Indústria Comércio e Serviços Ltda, estava ocupada por aproximadamente 250 pessoas. Com área de cerca de 6,8 mil hectares, o local já havia sido ocupado e desocupado no início do ano. Em agosto, os ocupantes voltaram à ocupar a área.
De acordo com a PM, a operação comandada pelo Major Osvaldo Vidal, subcomandante do 17ºBPM, permitiu o cumprimento de um mandado, possibilitando a reintegração pacífica da propriedade.
O efetivo da polícia contou com cerca de 50 agentes, e a ação foi requisitada pelo Juiz de Direito, Arthur Antunes Amaro Neves, da Vara dos Feitos às Relações de Consumo, Cíveis, Comercial, Fazenda Pública e Anexos da Comarca local.
O Tenente Coronel PM Hamilton Ferreira, Comandante do 17º BPM, destacou a abordagem pacífica adotada durante o processo de desocupação.
“A ação foi pautada por um diálogo e negociação contínuos, resultando no convencimento dos ocupantes, evitando a necessidade do uso da força para cumprir a determinação judicial”, disse.