25.7 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Comissão aponta viabilidade de instalação de campus do Ifba de Cajazeiras, em Salvador

Mais Lidas

Em reunião realizada no dia 20 de outubro, na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), integrantes da Comissão responsável pelo Estudo de Viabilidade para Implantação de campus do Instituto no Complexo de Cajazeiras, em Salvador, foram apresentadas observações e investigações realizadas. A Comissão foi instituída pela Portaria 2331, de 20 de julho de 2022, alterada posteriormente pela Portaria 4404, de 25 de novembro de 2022.

De acordo com o Estudo, o IFBA, em atendimento à demanda recebida pela comunidade do Complexo, instituiu uma comissão institucional formada por servidores/as, representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e coletivos políticos do Complexo de Cajazeiras. O grupo teve como tarefa analisar, por meio de dados técnicos, a viabilidade para implantação de um campus na localidade.

Entre os presentes na reunião, estavam Elis Lopes, pró-reitoria da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), Nelson Santos, chefe do Departamento de Políticas e Gestão Estratégica da Prodin, Antônio Mota e Kilson Melo, representantes da comunidade do Complexo de Cajazeiras, Jairo Mota, geógrafo e egresso do IFBA, e Hingryd Freitas, docente do Departamento de Geografia do campus Salvador, além da reitora Luzia Mota.

Foto: Reprodução/Ifba

O Estudo de Viabilidade ressalta que a instituição, destaque como multicampia e referência em educação pública, gratuita e de qualidade, “aproxima a população da cultura acadêmica, democratiza o conhecimento e distribui recursos materiais e humanos em maiores áreas de abrangência”.  O documento, que teve como propósito identificar, por meio de coletados quantitativos e qualitativos, as condições fáticas do ponto de vista territorial, socioeconômico e pedagógico para a implantação de uma unidade do IFBA no referido Complexo de bairros, pode ser acessado clicando aqui.

O estudo deverá ser avaliado pelo Conselho Superior (Consup) do IFBA. No caso de aprovação pelo referido órgão colegiado, o estudo deve ser submetido ao MEC e, se aprovado, será iniciada a contratação de empresa responsável pela construção. Paralelamente a esta etapa, deverá ocorrer a elaboração do projeto de implantação a ser aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), antes do início das atividades na unidade.

Sobre o Estudo de viabilidade técnica

O relatório foi estruturado em 4 capítulos, além da apresentação. No capítulo 1, é apresentado o objetivo do estudo no capítulo 2; no capítulo 3, foram descritos os percursos metodológicos adotados para a realização do estudo e os instrumentos de coleta de dados utilizados; em seguida, no capítulo 4, foram apresentados os resultados das análises dos dados coletados; no capítulo 5, são apresentadas as considerações finais do estudo; ao final, foram inseridas as referências utilizadas. Com base nos levantamentos, investigações e análises realizados, o estudo aponta preliminarmente as condições necessárias para viabilizar a implantação do campus, que depende de decisões de instâncias como o Consup e o MEC.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas