22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Castigadas pelo calor nas últimas semanas, cidades do Médio São Francisco da Bahia e Minas tiveram chuvas de até 125 mm

Mais Lidas

Anúncio

Voltou a chover de forma significativa em áreas do Médio São Francisco em Minas Gerais e na Bahia. Estas regiões passaram por semanas de calor intenso, com recordes de temperatura, como os 43,5º registrados na cidade de São Romão no fim de setembro e as constantes marcas de mais de 41ºC registradas em Bom Jesus da Lapa desde o início da primavera.

A cidade com o maior volume de chuva medido oficialmente foi Itacarambi, localizada na margem esquerda do Velho Chico, já próximo à divisa com a Bahia. O pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalado na localidade registrou acumulado de 125 mm na madrugada. No município de Patis, na mesma região, o acumulado foi de 75 mm.

Anúncio

Na Bahia, o maior volume registrado foi em Cocos, de 60 mm, e em uma fazenda no município de Iuiu, próximo à divisa com Malhada, onde a o Cemaden registrou 55 mm entre o fim da noite e a madrugada. Também choveu em Urandi, cerca de 35 mm.

Chuva das últimas horas se concentrou no Vale do Rio São Francisco entre Minas e Bahia – Cemaden

Já em Bom Jesus da Lapa, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 31 mm, no entanto, nem todos os dados foram coletados devido a problemas no equipamento.

Em Guanambi também choveu de forma significativa, 38 mm medidos pelo pluviômetro da Agência Sertão, no Centro. Já as medições oficiais não ocorreram, pois tanto a estação do Inmet quanto o pluviômetro do Cemaden estão inoperantes.

Previsões

As previsões meteorológicas indicam que deve continuar chovendo na região pelo menos até o início da próxima semana. Nesta sexta-feira, o Inmet emitiu dois novos alertas de cor amarela e laranja para possibilidade de novas tempestades no Norte de Minas, Extremo-Oeste, Vale São Franciscano e Centro Sul da Bahia.

Nos municípios sob alerta laranja, a chuva pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Em situações extremas, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Com o avançar da próxima semana, o tempo deve voltar a ficar seco e o calor pode voltar a ficar forte gradativamente. Os prognósticos de médio e longo prazo indicam que a região do Médio São Francisco deve permanecer quente e seca ao longo de novembro, com previsões de novas chuvas apenas na última semana do mês.

Veja o Alerta Laranja

Veja o Alerta Amarelo

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas