Foi lançado nesta segunda-feira (6) o novo portal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). A nova ferramenta, mais moderna, visa atender a grande demanda, com agilidade e funcionalidade.
O novo portal, fruto de um projeto estratégico da atual gestão, foi estruturado através de metodologia moderna, que permite o desenvolvimento de produtos e serviços, com base nas necessidades e experiências dos usuários, utilizando as etapas de entendimento, exploração e materialização.
Etapas de construção
Além da pesquisa inicial em 93 sites do Judiciário, foram realizadas pesquisas quantitativas e qualitativas envolvendo uma amostragem de mais de 3.000 usuários, avaliando aspectos como a navegabilidade do site anterior, o uso em dispositivos móveis, a transparência e a performance de acesso, o que permitiu levantar as principais funcionalidades a serem trabalhadas neste novo portal.
O projeto contemplou o desenvolvimento de protótipos de baixa, média e alta fidelidade. Em sua fase final de implementação, foram realizados dois testes de usabilidade, o primeiro com a participação de usuários internos do TJBA, e o segundo com usuários externos, reunindo autoridades da Defensoria Pública do Estado da Bahia, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), da Procuradoria-Geral do Município, dentre outros órgãos. Estes grupos navegaram no novo site e contribuíram com impressões e sugestões de melhorias, de modo a torná-lo mais próximo do usuário.
Principais mudanças
O novo portal do TJBA trouxe mudanças como a criação dos perfis para cidadãos, para magistrados/servidores e para os operadores do direito, permitindo acessos rápidos a ícones de interesse destes usuários; redução da quantidade de ícones e links, reorganizando os conteúdos; uso das melhores práticas e diretrizes de acessibilidade e usabilidade adotadas internacionalmente; nova disposição de informações e recursos nas páginas principais; sistema de busca sugestivo para pesquisas mais rápidas e efetivas; e o acesso através de dispositivos móveis.
A concretização deste trabalho é o marco inicial para a idealização de novos projetos voltados para a padronização de páginas já existentes e para a criação de outros portais do TJBA.