Um tremor de terra foi registrado no início da madrugada deste domingo (5) no município de Sítio do Mato, na Região de Bom Jesus da Lapa.
O registro foi feito pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN). O sismo aconteceu por volta de 1h35 e a magnitude preliminar calculada foi de 2.7 mR.
De acordo com as coordenadas fornecidas pelo Labsis, o epicentro ocorreu próximo aos assentamento de Turbilhão, na altura da cidade de Paratinga (cerca de 15 quilômetros), na margem oposta do Rio São Francisco, divisa natural entre os dois municípios, e também próximo à divisa com o município de Muquém do São Francisco.
Alguns moradores de áreas próximas à localidade relataram à reportagem da Agência Sertão que sentiram um estrondo, mas não há relatos de prejuízos. Tremores com magnitude menor do que 3.5 mR geralmente não causam danos significativos, no entanto, próximos a 3 mR costumam ser sentidos.
A região não costuma concentrar muitos registros de tremores, no entanto, somente este ano, outras duas ocorrências foram registradas em um raio próximo. No dia 28 de fevereiro, uma sismo de 3 mR foi registrado em São Félix do Coribe e sentido por moradores de várias localidades do entorno.
Já no dia 21 de setembro, um tremor de 3.2 mR foi sentido por moradores de Tanque Novo e de municípios vizinhos.
Em outubro foram registrados 23 tremores no Nordeste, sendo 16 na Bahia. Os mais intensos foram em São Caetano (2.7 mR) no Pernambuco, e em Jaguarari (2.5 mR), na Bahia, onde ocorreram oito tremores no mês.
Ainda neste domingo, o Labsis detectou, no município de Jaguarari mais um tremor, desta vez com magnitude preliminar calculada em 1.8 mR.