31.7 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Turismo de observação de aves ganha destaque na Região de Jequié

Mais Lidas

Após cinco dias de atividades, encerrou-se no último domingo (5) o Seminário de Turismo de Observação de Aves, sediado pelos municípios de Jequié e Boa Nova, na zona turística Caminhos do Sudoeste. O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).

Foram ministradas palestras com debates sobre sustentabilidade e negócios no segmento, reunindo gestores públicos, empresários, ambientalistas e profissionais do trade turístico. Destaque para caminhadas por reservas de Mata Atlântica e Caatinga, onde foi possível avistar e fotografar pássaros. Houve ainda a formatação inicial de um roteiro para a prática da modalidade na região.

“O turismo de observação de aves atrai pessoas com ticket médio maior do que em outros segmentos. Os recursos são injetados diretamente no destino escolhido, como acontece aqui nos Caminhos do Sudoeste. É uma atividade estratégica de desenvolvimento sustentável regional”, explicou a superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.

“O evento fez com que percebêssemos que não estamos sonhando sozinhos, quando planejamos ser mais que um observador, para ser também um investidor no turismo”, avaliou Ester Ramirez, proprietária do Observatório Lajedo dos Beija-Flores, em Boa Nova.

Para o pesquisador Luiz Trinchão, “estávamos engatinhando há algum tempo, mas hoje a Bahia está em boa posição, com áreas de grande potencial para contemplação de pássaros nas regiões sudoeste, sul e oeste, além da Chapada Diamantina”.

A Setur-BA também investe na capacitação e qualificação das atividades turísticas ligadas ao meio ambiente no estado, para fortalecer experiências em que o visitante tem contato direto com a fauna e a flora, estruturando a diversificação de segmentos.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas