20.6 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Inmet ampliou alerta vermelho da onda de calor para 2,7 mil municípios, 116 na Bahia

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou na manhã desta segunda-feira (13), o alerta vermelho, de grande perigo, da onda de calor atuante deste a última quarta-feira (8) no Brasil.

A ampliação contempla 2,7 mil municípios, ou seja, quase a metade das cidades brasileiras deve ser atingida pelo calor extremo, com possibilidade de registros de recordes de temperaturas em muitas localidades.

Todos os municípios do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo estão incluídos no novo alerta, alem de partes significativas do Amazonas, Bahia, Para, Paraná, Piauí e Tocantins.

Na Bahia, as temperaturas devem ficar mais elevadas no Extremo-Oeste, Vale São-franciscano e Centro-Sul. As maiores máximas devem ocorrer nas cidades às margens do rio São Francisco, como Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, onde os termômetros podem marcar até 42ºC com o avançar da semana. Em algumas cidades do estado, as temperaturas já ultrapassaram os 40ºC neste domingo (12).

A onda de calor também deve atingir as regiões de Barreias e Guanambi, com máximas na casa dos 40ºC, e até mesmo Vitória da Conquista, cidade conhecida por ser uma das mais frias do Nordeste, onde os termômetros podem marcar mais de 36ºC e atingir marcas históricas.

Além do alerta de aumento de temperatura, o Inmet também renovou os alertas para baixa umidade relativa do ar e incluiu um novo de cor vermelha indicando a possibilidade de registros de índices abaixo de 12% em algumas localidades.

Segundo o órgão, uma onda de calor se caracteriza quanto a temperatura fica 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. A previsão é de que o calor continue muito intenso nestas regiões da Bahia pelo menos até a próxima segunda-feira (20), quando devem aumentar as probabilidades de chuva.

Além de danos à saúde, como ressecamento de pele e olhos, problemas respiratórios e desidratação, o calor extremo também representa ricos de incêndios florestais nas áreas castigadas pela seca.

Nestes casos, é recomendado que se evite a exposição ao sol, bem como a prática de exercícios físicos em locais abertos. Também é importante evitar a prática de queimadas, pois as condições são muito favoráveis para o alastramento das chamas.

Veja as informações do alerta vermelho de onda de calor

Veja as informações do alerta vermelho de baixa umidade

Veja as informações do alerta laranja de baixa umidade

Veja a lista de cidades baianas sob alerta vermelho: Abaíra, Anagé, Angical, Aracatu, Baianópolis, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caetanos, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, Itambé, Itanhém, Itapetinga, Itarantim, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lagoa Real, Lajedão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Matina, Medeiros Neto, Morpará, Mortugaba, Mucuri, Muquém do São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Lago, rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brajo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tremendal, Urandi, Vereda, Vitória da Conquista, Wanderley e Xique-Xique.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas