34.4 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Carro fumacê volta a circular em 26 bairros e loteamentos de Vitória da Conquista

Mais Lidas

Para reforçar as ações de combate ao Aedes aedypti seis veículos fumacê estão fazendo a pulverização do inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) em 26 bairros e loteamentos de Vitória da Conquista. A ação segue até o dia 29 de novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município solicita aos moradores que mantenham portas e janelas abertas enquanto o fumacê estiver pulverizando o UVB. Além disso, informa que o produto é inofensivo aos seres humanos e age somente na eliminação dos insetos adultos com asas.

A coordenadora do Centro de Controle de Endemias do município, Gabriela Andrade, explicou que esta é a quarta fase de aplicações de UVB na cidade. “Nesses bairros, o fumacê não tinha passado nas etapas anteriores que foram realizadas, com exceção apenas do bairro Cruzeiro, que é um local onde está havendo subnotificação, e o bairro Recanto das Águas, que apresentou um índice de infestação alto no último levantamento”, explicou Gabriela.

Os veículos percorrerão 1.226 hectares, atingindo uma área de 41.550 imóveis, no início da manhã e à noite, cumprindo cinco ciclos de trabalho em cada bairro, com intervalo de três dias entre os ciclos.

Ainda segundo a coordenadora, já foi observado um aumento nas notificações de dengue, zika e chikingunya, principalmente neste período que são registradas altas temperaturas, cenário ideal para a reprodução do mosquito. Neste ano, foram registradas 3.740 notificações suspeitas de dengue, zika e chikungunya no município, com 1.310 casos confirmados dessas doenças, dos quais: 943 de dengue, 355 de chikungunya e 13 de zika. Já foram descartados para arboviroses outros 2.200 casos.

O fumacê está autorizado a transitar pelas ruas em qualquer sentido das vias (mão e contramão), com pisca alerta ligado, em velocidade de 15 km por hora.

O equipamento é capaz de eliminar somente os mosquitos adultos e não as larvas depositadas na água. Portanto, é fundamental manter a limpeza de todos os espaços e eliminar todos os recipientes que possam acumular água e possíveis focos do mosquito.

Para denunciar qualquer situação de risco, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo número: (77) 3429-7419, que os agentes irão até o local para fazer a vistoria.

Veja as localidades onde o fumacê está circulando:

Alvorada
Bem-Querer
Conquistinha
Campinhos
Conveima II
Cidade Serrana
Ipanema
Jardim Guanabara
Jardim Copacabana
Loteamento Leblon
Morada dos Pássaros I, II e III
Recantos dos Pássaros
Vila Marina
Morada da Primavera
Morada Nova
Nossa Senhora Aparecida
Orfanato
Recanto das Águas
Simão
Senhorinha Cairo
Sumaré
Uesb
Vila Serrana
Cruzeiro

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas