20.6 C
Guanambi
16.4 C
Vitória da Conquista

Meteorologia indica continuidade do calor e poucas chuvas em Vitória da Conquista até o fim do mês

Previsões indicam possibilidade de chuvas a partir de domingo, porém em volumes pouco expressivos

Mais Lidas

A seca deve continuar em Vitória da Conquista até dezembro, é o que vêm indicando as previsões meteorológicas consultadas em várias fontes nos últimos dias. Todos os prognósticos de curto e médio prazo indicam também a continuidade do calor, com mínimas entre 16ºC e 20ºC, e máximas entre 30ºC e 35ºC por um longo período.

No entanto, existe probabilidade de algumas pancadas ou até temporais em algumas áreas entre segunda-feira (20) e quinta-feira (23), porém, as precipitações devem ser bastante irregulares na região, com acumulados inferiores a 10 milímetros (mm) e possibilidade de não chover em todo o território do município.

Com o  possível aumento da nebulosidade e a possibilidade de algumas chuvas, o calor deve diminuir um pouco, entretanto, tende a voltar com a mesma intensidade depois desse período.

A última chuva expressiva na cidade caiu no dia 26 de outubro, quando foram acumulados entre 12 e 20 mm na cidade de pois de um dia com temperatura recorde de 36,3ºC. No início do mês, as previsões indicavam novas chuvas, entretanto, elas caíram mais fortes nos municípios do entorno e ficaram bem brandas em Vitória da Conquista. O acumulado para o mês de novembro registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de apenas

Já as previsões de longo prazo também não são muito animadores, alguns modelos indicam que o tempo será predominante seco e quente durante a maior parte da primeira quinzena de dezembro, com o aumento da probabilidade de chuva somente no início da segunda quinzena. Outros já indicam alguma chance de chuva nos primeiros dias do mês, porém novamente em volumes pequenos.

Importante ressaltar que previsões de longo prazo possuem menor chance de acerto e que podem variar os resultados com o passar dos dias, ganhando mais precisão em intervalos de tempo menores.

Veja a previsão para Vitória da Conquista nos próximos dias

Onde deve chover

A onda de calor atuante desde o dia 8 começou a perder força e algumas áreas do Centro-Oeste e Oeste do país podem registrar tempestades com ventos fortes e granizo. Na Bahia, o calor deve continuar até domingo e as chuvas tendem a se concentrar mais ao oeste do Estado, com possibilidade de avanço de alguma nebulosidade mais ao centro. Na noite desta quinta-feira, as imagens de satélite já mostravam o aumento das nuvens próximo à divisa com Goiás e Tocantins, e chuvas nestes dois estados.

Todas as previsões indicam que as chances de chuvas expressivas em quase toda a região Nordeste, com concentração apenas nestas áreas da Bahia e em áreas do Maranhão e Piauí, com chuvas fracas em todo a faixa litorânea abaixo da Paraíba, conforme demonstrado no mapa abaixo:

previsao nordeste chuva
Região Nordeste deve ter poucas chuvas nos próximos sete dias (17 a 23 de novembro) – Inmet

 

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas