30.5 C
Guanambi
25.4 C
Vitória da Conquista

Oeste da Bahia está sob alerta para temporais com ventos fortes e granizo

Mais Lidas

Anúncio

Um alerta amarelo, classificado como de “perigo potencial” por possibilidade de tempestades, foi publicado no fim da manhã desta sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Veja as previsões atualizadas do Inmet para o mês de dezembro

Anúncio

Ele engloba todos os municípios dos estados de São Paulo, Goiás e Tocantins, além de áreas da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Pará e Piauí. Boa parte das regiões em alerta para tempestade estão sob efeito da onda de calor iniciada na semana passada, com registros de recordes de temperatura em várias localidades. Nesta quinta-feira (16), o Inmet já havia informado sobre a chegadas de chuvas nestas áreas.

Nestas áreas sob alerta, podem ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada por ventos com rajadas de 40 a 60 km/h e queda de granizo. As condições oferecem baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Na Bahia, 18 municípios do Extremo-Oeste podem ter chuvas nas próximas horas – Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia e São Desidério.

Está região foi uma das mais afetadas pela onda de calor e algumas cidades vêm registrando máximas próximas a 41ºC desde o início da semana. O alerta vermelho vigente  está previsto para terminar nesta sexta-feira.

Os modelos meteorológicos e institutos de meteorologia estão indicando que as chuvas podem ser irregularidades, com acumulados até quinta-feira (23) variando entre 10 e 90 mm, e maior chance de volumes maiores mais próximo à divisas divisas com Goiás e Tocantins.

Já as cidades próximas ao leito do Rio São Francisco devem registrar chuvas menos volumosas, com acumulados abaixo de 30 mm, salvo algumas áreas que podem registrar temporais isolados. Na noite desta sexta-feira, algumas municípios já estão registrando chuvas isoladas. As chuvas mais volumosos estão previstas entre segunda (20) e terça (21).

Veja todas as informações do alerta amarelo de tempestades

Veja a previsão para os próximos dez dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas