30.7 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Pavimentação da BR-030 reduzirá distancia entre Guanambi e Brasília em 120 quilômetros

Mais Lidas

A pavimentação do trecho de quase 300 quilômetros da BR-030, entre os municípios de Carinhanha, na Bahia, e Mambaí, em Goiás, diminuirá as distâncias entre o Centro-Oeste do país e as regiões Oeste, Centro-Sul e Sul da Bahia.

As obras do trecho entre Carinhanha e Cocos começaram no início deste ano e no primeiro semestre de 2024 deverá ser iniciado o trecho até a BR-020, no município goiano. O edital de licitação foi lançado esta semana pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (Dnit).

Anúncio

Quando as obras forem concluídas, a rodovia deve se tornar uma ligação importante entre estas regiões. No futuro, deve se tornar uma via importante integrada à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que também está com licitação aberta para continuidade das obras do Lote 5 do trecho II, entre Caetité e Bom Jesus da Lapa.

Em relação a Guanambi, cortada por um trecho já pavimentado da BR-030, haverá uma redução em cerca de 15% no trajeto até a capital federal. Atualmente são percorridos cerca de 840 quilômetros pela BR-349, passado por Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Correntina, até acessar a BR-020, próximo a Posse/GO.

Com a pavimentação do novo traçado, esta distancia será de aproximadamente 720 quilômetros, tornado Brasília a segunda capital mais próxima, atrás apenas de Salvador, com 680 quilômetros, e mais próxima que Belo Horizonte, com 790 quilômetros.

Mudança no traçado

Projetada nos anos de 1970 para ser uma ligação entre Brasília e Maraú, na região portuária da Bahia, a BR-030 teve seu traçado modificado por uma portaria do Dnit do final de 2018. Anteriormente, a rodovia cruzava a divisa da Bahia com Minas Gerais na altura dos municípios de Feira da Mata/BA e Juvenília/MG.

Com a mudança, o traçado deixou de passar pelo Norte de Minas Gerais para seguir sobrepondo a BA-594 até Cocos, e posteriormente até o estado de Goiás.

 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas