25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Chuva com granizo e ventos de quase 70 km/h causaram muitos prejuízos em Luís Eduardo Magalhães

Mais Lidas

Anúncio

Moradores de Luís Eduardo Magalhães, no Extremo-Oeste do Estado, passaram por transtorno por conta de um temporal acompanhado de vendo e granizo, ocorrido no fim da tarde desta sexta-feira (1º).

A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada próximo a um condomínio de chácaras na saída da cidade pela BR-120, registrou rajadas de vento de 18,5 metros por segundo (m/s), o que equivale a 66 quilômetros por hora (km/h). Já o volume de chuva no local do registro foi pequeno, de apenas 1,2 mm. Em outros pontos da cidade, a precipitação passou de 15 mm.

Anúncio

De acordo com informações da TV Oeste, moradores relataram que o fenômeno durou certa de 20 minutos, mas foi suficiente para causar alguns estragos pela cidade. Vários vídeos foram publicados nas redes sociais mostrando a força da chuva e os estragos causados em vários bairros.

A força do vento foi suficiente para arrancar estruturas metálicas de galpões de empresas, que ficaram descobertos. Parte da cobertura de um posto de combustíveis foi arrancado pelo vento no bairro Boa Vista. A estrutura de ferro e alumínio atingiu caminhões e carros estacionados. Alguns deles ficaram danificados.

poste caido luis eduardo magalhaes
Reprodução

No mesmo bairro, várias casas foram destelhadas e tiveram muitos objetos quebrados. Um poste da rede de energia caiu em frente a uma igreja. Ainda segundo a emissora, nos bairros Top Park e Vista Alegre, residências foram destelhadas e muros de casas foram ao chão. Outros pontos registaram falta de energia elétrica e quedas de árvores.

No bairro Santa Cruz, moradores relataram que choveu granizo perto da antiga estação rodoviária.

De acordo com os dados do Inmet, as chuvas estão ficaram bem abaixo da média na região. Em Barreiras, o acumulado de novembro foi cerca de um terço da média climatológica (1991-2020).

Previsões

O fim de semana começou com aumento da umidade em regiões da Bahia, com previsão de chuvas irregulares, principalmente no Extremo-Oeste do estado. As condições devem continuar favoráveis à ocorrência de novas pancadas ou temporais localizados até o meio da semana.

Veja vídeos do temporal em Luís Eduardo Magalhães

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas