30.7 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Manifestação cobra medidas de mitigação dos efeitos da estiagem na Região de Guanambi

Mais Lidas

Produtores rurais, agricultores familiares, prefeitos, vereadores, deputados e outras lideranças se reuniram na noite desta segunda-feira (4), no Auditório da Câmara Municipal, para uma manifestação cobrando medidas de mitigação dos efeitos da estiagem na Região de Guanambi.

O local ficou lotado para o encontro que ocorreu logo após a reunião ordinária da Casa Legislativa. Na oportunidade, produtores rurais expuseram a situação da falta de recursos para alimentação e dessedentação animal, do alto preço dos insumos e a falta de demanda para venda dos animais ainda não finalizados para o abate.

Anúncio

Na ocasião, foi apresentada uma pauta elaborada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Guanambi (SPRG), Cooperativa Agropecuária de Guanambi (Coopag) e outras representações. O documento contém as demandas que esperam ser atendidas pelo poder público de todas as esferas.

Os elaboradores da pauta cobram prorrogação de débitos financeiros e tributários, abertura de linha de crédito para compra de insumos, com carência mínima de 12 meses, uso dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para garantir melhores preços na aquisição de grãos, fornecimento de água e de ração para produtores de leite, e decretação de estado de calamidade pública se a situação se agravar.

A estiagem é considerada uma das mais intensas dos último 50 anos, provocada principalmente pela ocorrência de um El Niño intenso, mas também pelas mudanças climáticas provocadas pela ação humana, com efeitos em todo o mundo, com mais intensidade em o áreas mais vulneráveis, como o semiárido brasileiro.

Já há registro de alta mortalidade de cabeças de gado pela falta de água e alimento e perdas de plantios. Até mesmo as culturas de irrigação estão sofrendo com a evapotranspiração devido às altas temperaturas, por vários dias chegando a 40ºC.

Os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB) e Arthur Maia (União) participaram de forma online da reunião. Já o deputado estadual Felipe Duarte (PP) enviou seu pronunciamento feio na Assembleia Legislativa (Alba) sobre a situação da região. Ele lembrou que desde abril começou a cobrar dos órgãos estaduais medidas para prevenir a estiagem que se iniciava. O senador Ângelo Coronel (PSD) e o deputado Vitor Bonfim (PV) também enviaram vídeos manifestando apoio às pautas.

Charles Fernandes, primeiro suplente de deputado federal do PSD, esteve presente na reunião. Ele defendeu que os prefeitos decretem situação de calamidade e que os submetam ao reconhecimento a nível estadual e federal.

Além o prefeito de Guanambi, Nal Azevedo, estiveram presentes ainda os prefeitos Manoel Rubens, de Palmas de Monte Alto, Chica do PT, de Carinhanha, Gimmy, de Malhada, Reinaldo Goes, de Iuiu, Valtércio Aguiar, de Caetité, Tito Eugênio, de Riacho de Santana, e João Veiga, de Pindaí.

A prefeitura Chica do PT falou sobre a situação das comunidades quilombolas e dos pescadores de Carinhanha e disse que o município tem acompanhado e tomado medidas para minimizar os impactos

A prefeita também falou que o desequilíbrio na natureza está causando as mudanças climáticas e que é preciso repensar as atitudes para não ficar para sempre refem desta situação. Ela disse ainda que a natureza está pedindo socorro e defendeu acoes de reflorestamento das margens e nascentes dos rios e demais cursos d’água.

Ao fim da reunião, o prefeito Nal Azevedo pediu que todos ficassem de pé e fizessem a oração do Pai Nosso.

Veja os pronunciamentos da região: Parte 1 | Parte 2

Previsões

Choveu de forma pontual em algumas localidades da Região de Guanambi entre o último sábado (2) e esta segunda-feira (4), no entanto, mais uma vez, as precipitações ocorreram de forma bastante irregular.

Desde janeiro não chove de forma generalizada nesta área da Bahia. Os meses de fevereiro  e março terminaram sem nenhuma chuva. Em abril e maio houve novas precipitações volumosas, no entanto também foram pontuais e não alcançara os territórios de todos os municípios.

A partir desta terça-feira (5), as chances de chuva devem diminuir e somente em meados da próxima semana pode voltar a chover em Guanambi e municípios vizinhos. Nesta segunda, o Inmet atualizou as previsões até o próximo dia 20.

As previsões de longo prazo indicam que a segunda quinzena do mês deve ser chuvosa, no entanto, o acumulado deve ficar bem abaixo da média. Para 2024, últimas rodadas de previsões indicam que a situação deve melhorar, com previsão de chuvas mais volumosas e regulares entre janeiro e março.

Importante ressaltar que quando maior o prazo da previsão, menor é seu índice de acerto.

Veja os mapas de previsões de dez a abril

Veja a carta com as pautas

A região de Guanambi e todo sudoeste da Bahia está passando por uma das maiores secas dos últimos 50 anos! A situação é de calamidade pública.

As chuvas desta última safra se findaram no inicio do mês de janeiro de 2023 e já estamos no mês de dezembro deste ano e não ocorreram chuvas que pudessem ao menos fazer brotar os pastos ou qualquer vegetação nativa para alimentação dos rebanhos. São 11 meses sem chuvas!

Historicamente a seca deste ano quase que se compara com a seca de 1976, mas com muito maiores agravantes pois nosso rebanho e população atualmente é muito maior e está faltando água na maioria dos municípios da nossa região. Rios, tanques, aguadas e poços já secaram ou estão secando. Diversos produtores estão utilizando-se de carros pipas para dar água ao rebanho.

Em todo o Estado da Bahia já são mais de 130 municípios que decretaram estado de emergência devido a seca. O município de Guanambi decretou em 27 de setembro de 2023 e já reconhecido a nível estadual e federal, assim como os municípios que compõe todo nossa micro região.

Todos os dias estamos ouvindo relatos ou vídeos dramáticos de pequenos produtores que não possuem mais recursos para alimentar seus rebanhos.

Nunca se viu nas margens das estradas da região tantos animais mortos! De pequenos a médios e grandes produtores estão perdendo seus animais por falta de comida. Estima-se que em toda região já somam mais de 10 mil animais mortos.

Há produtores doando seus rebanhos, outros vendendo vacas a trezentos reais a cabeça, porque já não possui mais nenhum dinheiro para comprar ração e não quer ver seus animais morrendo de fome. Há um registro, nesta semana, de um produtor que se suicidou por não ter recursos para compra de comida e não aguentou ver seus animais berrando ao lado da sua casa todos os dias. Vale ressaltar que os preços de ração, silagem, milho, caroço e outros dobraram de preços.

Diante da situação, em caráter urgente e emergencial, necessitamos das seguintes ações a serem implementadas:

  1.  Linha de crédito para compra de ração, insumos e capital de giro com carência mínima de 12 meses.
  2. Prorrogação automática de débitos vencíveis até Dezembro/2024 nos agentes financeiros e PGFN, incluindo também débitos que já venceram desde Outubro/2023 e não foram prorrogados (para aqueles que não conseguiram cumprir com os compromissos): prorrogação de 24 meses a partir do vencimento para quem tem débitos a pagar em parcela única e de 12 meses a partir do vencimento da última parcela para quem tem débitos a pagar em mais de uma parcela.
  3.  Fornecimento emergencial de água para os necessitados, através de carros pipas, durante os próximos 60 dias, ou enquanto necessário.
  4. Cadastramento dos produtores que se enquadrem num programa de fornecimento de ração dos estoques da Conab para apoio aos mesmos durante 60 dias ou até o tempo que a seca dure.
  5. 0Apoio aos produtores de leite do sudoeste baiano, com fornecimento de água através de carro pipa. Além do cadastro dos mesmos num programa de fornecimento de ração emergencial. Criação de linha de crédito para adquirir ração e capital de giro para continuar na atividade. Além da criação de um indexador para o valor do litro do leite, para que fique competitivo no mercado.
  6. 0Decretação, caso necessário, de estado de calamidade nos municípios atingidos pela seca na região Sudoeste do Estado da Bahia.

Juntos, todos os Produtores, Comerciantes, Empresários e população em geral, vamos unir esforços para enfrentarmos essa grande SECA, e o apoio de todos os nossos representantes e nossos governantes é fundamental para minimizarmos os prejuízos e a crise econômica regional.

Guanambi, 04 de dezembro de 2023.

Nelson Gomes da Silva – Presidente do Sindicato
Luis Carlos Fernandes de Souza Vice – Presidente do Sindicato
João Bosco Gonçalves – Presidente da Cooperativa Agropecuária de Guanambi
Arnaldo Azevedo – Prefeito de Guanambi
Valtécio Neves Aguiar – Prefeito de Caetité
Manuel Rubens Vicente da Cruz – Prefeito de Palmas de Monte Alto
Reinaldo Barbosa Goes – Prefeito de Iuiu
Gimmy Everton Mouraria Ramos – Prefeito de Malhada

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas