22.4 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Chuvas volumosas só devem chegar às áreas mais secas da Bahia próximo ao Natal

Mais Lidas

Os próximos dez dias devem ser de calor e pouca chuva na Bahia. Embora algumas localidades devam registrar pancadas ou até alguns temporais no início da próxima semana, a estiagem ainda não deve terminar nas áreas com maior tempo sem chuvas generalizadas.

As análises realizadas pela Agência Sertão, baseadas nas informações das principais fontes de previsões meteorológicas nacionais e internacionais, apontam que o cenário de seca só deverá se reverter na semana que antecede o Natal.

Como se trata de previsão de longo prazo, superior a dez dias, os volumes divergem bastante entre os modelos, no entanto, todos indicam a mesma tendência para dias chuvosos nas regiões mais castigadas pelas condições extremas de seca, calor e baixa umidade.

O Extremo-Oeste Baiano deve ser a região do estado com os maiores acumulados em dezembro, o que deve favorecer o avanço dos cultivos de grãos. Embora tenha sido mais beneficiada nas últimas semanas, a região também vem registrando precipitações abaixo da média, comprometendo a produtividade da safra.

As previsões mais otimistas prevêem acumulados entre 180 e 280 mm até 31 de dezembro nesta parte da Bahia.

Na região Centro-Sul do estado, bastante afetada pela estiagem, com localidades sem chuvas volumosas há quase onze meses, os volumes devem variar entre 80 e 200 mm de acordo com estas previsões. O mesmo vale para o Centro-Norte e para o Sul do Estado. O tempo deve ficar seco apenas no Nordeste Baiano, onde geralmente não chove nesta época do ano.

Outra tendência mostrada por estes prognósticos estendidos é a existência de um novo período com poucas chuvas e temperaturas altas entre os dias que antecedem o ano novo e a primeira quinzena de janeiro, o que poderá comprometer o desenvolvimento das lavouras e das pastagens.

O ano de 2023 já considerado como o mais quente em todo o mundo em 174 anos de medições. No Brasil, pelo quinto mês seguido, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registou recordes de temperaturas nas estações meteorológicas espalhadas em todas as regiões do país.

As previsões estão indicando novas máximas na casa dos 40ºC no fim de semana nas regiões de Bom Jesus da Lapa e Guanambi.

Fonte dos mapas: EPM-GE Tempo e Clima

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas