34.4 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Estudantes das regiões de Guanambi, Salvador e Vitória da Conquista terão bônus de 20% para ingresso na Ufba via Sisu

Mais Lidas

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou a criação e um programa de Bônus Regional para ingresso nos cursos ligados ao Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-Ufba), do campus de Vitória da Conquista, e Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI-Ufba), do campus Camaçari.

O benefício para ingresso nos cursos em Vitória da Conquista vale para jovens e adultos dos 88 municípios que compõem as Regiões Geográficas Intermediárias de Vitória da Conquista (Imediatas de Jequié, Brumado, Itapetinga e Vitória da Conquista) e de Guanambi (Imediata de Guanambi).

No campus de Camaçari, o bônus será para quem mora nos 15 municípios da Região Imediata de Salvador. A ação afirmativa será válida na próxima edição do Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em consonância com a Resolução Nº 12/2023.

O critério de inclusão regional será operacionalizado através de um bónus que corresponde ao acréscimo de 20% (vinte por cento) na nota final do candidato no processo seletivo via SISU na modalidade de ampla concorrência.

De acordo com o diretor do IMS-Ufba, Márcio Vasconcelos, o Bônus Regional é um fator motivador para o principal público da Instituição participar do processo que vai selecionar os novos estudantes da instituição. A ação afirmativa visa contribuir para o desenvolvimento local, para a democratização do ensino superior e para a superação das desigualdades socioeconômicas regionais.

“Essa iniciativa valoriza questões que envolvem os candidatos dos nossos territórios. A intenção é a fortalecer o ingresso de pessoas da região em torno aqui do Campus, válido já para 2024, propiciando o aumento da fixação e contribuindo no desenvolvimento da região da qual nós estamos inseridos”, aponta.

Os candidatos que forem possíveis beneficiários, tanto do argumento de inclusão regional, previsto na Resolução, quanto da política de reserva de vagas definida na Lei nº 12.711/2012, deverão optar, no ato da inscrição, por uma destas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

Os municípios que integram o Bônus são:

Região Imediata de Vitória da Conquista

Anagé, Barra da Estiva, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicoara, Iguaí, Iramaia, Itambé, Ituaçu, Maetinga, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tanhaçu, Tremedal, Vitória da Conquista.

Região Imediata de Brumado

Abaíra, Aracatu, Brumado, Caturama, Dom Basílio, Érico Cardoso, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires.

Região Imediata de Itapetinga

Itapetinga, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique e Potiraguá.

Região Imediata de Guanambi

Botuporã, Caetité, Caculé, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guajeru, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Urandi.

Região Imediata de Salvador

Camaçari, Catu, Candeias, Dias d’Ávila, Itanagra, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas