33.3 C
Guanambi
27 C
Vitória da Conquista

Nova onda de calor deve atingir 57 municípios da Bahia até domingo

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu um alerta Laranja, classificado como de “Perigo Potencial” para uma nova onde de calor, a nona a atingir o Brasil em 2023.

As condições adversas podem ocorrer em 3.352 municípios de 15 estados das cinco regiões do país, além do Distrito Federal. No Nordeste, as condições devem ser observas em áreas mais ao oeste Bahia, e no Sul de Maranhão e Piauí.

Anúncio
Anúncio

Embora as temperaturas já estejam altas, o alerta começará a valer somente a partir do meio dia desta quinta-feira (14) e ficará em vigor até às 19h do domingo (17). A onda de calor se carateriza por registros de temperaturas de 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.

Tais condições podem representar riscos à saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas doentes. Por esta razão é importe tomar cuidados como evitar o desgaste físico e a exposição prolongada ao sol e consumir bastante líquido, principalmente água.

Na Bahia são 57 municípios das regiões Centro-Sul, Extremo-Oeste e Vale São Franciscano incluídos na  nova onda de calor. Estas áreas já vêm registrando muito calor deste a última semana, com registro da maior máxima do mês do país, de 41,1ºC, no último sábado (9), em Bom Jesus da Lapa.

Anúncio

Eles não devem ser atingidos na mesma intensidade do que foram nas ondas de calor anteriores, tanto em questão de máximas, quanto na questão de sua duração. Ao seu fim, as condições deverão ficar bem favoráveis à ocorrência de chuvas nestas regiões, situação que pode se prolongar até o fim do ano, com possibilidade de acumulados entre 100 mm e 200 mm.

O calor mais forte deve ser registrado nos estados da Região Centro-Oeste, podendo alcançar também áreas dos estados do Sudeste.

Veja todas as informações sobre o alerta da nova onde de calor

Anúncio

Veja as cidades da Bahia incluídas na Onda de Calor: 

Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brejolândia, Buritirama, Caculé, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Ibiassucê, Ibotirama, Igaporã, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Mortugaba, Muquém do São Francisco, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pilão Arcado, Pindaí, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Urandi e Vanderley.

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas