21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Chuva chegou acompanhada de granizo em algumas localidades da Bahia

Mais Lidas

Muito esperadas em todas as regiões, as chuvas começaram a chegar lentamente à Bahia desde o último domingo (17). Aos poucos, elas estão se espalhando por todo o estado, podendo aliviar a estiagem em localidades bastante afetadas.

Em alguns lugares, as precipitações estão chegando em forma de temporais, acompanhadas de raios e trovões, ventos fortes e até de grazino. Na manhã desta terça-feira (19), em Jacobina, no Centro-Norte Baiano, moradores fizerem registros da chuva de granizo em várias partes cidade.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume de chuvas foi de 25 mm no pluviômetro automático instalado no aeroporto. Já no pluviômetro do Colégio Municipal de Jacobina, o volume foi bem menor, de 6 mm. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não registrou a chuva por conta de uma pane por falta de manutenção.

Também pela manhã, choveu granizo em Jequié. No domingo, algumas localidades de Barreiras, no Extremo-Oeste, também registraram a ocorrência de granizo.

Pela manhã, o Inmet emitiu um alerta laranja sobre a possibilidade de tempestades com granizo em boa parte da Bahia. As condições devem ficar favoráveis à ocorrência de novas chuvas pelo menos até sexta-feira (22).

A formação de granizo está associada a condições atmosféricas específicas durante as tempestades. A sua formação está ligada à presença de correntes ascendentes e descendentes fortes dentro de uma tempestade, combinadas com temperaturas abaixo de zero em altitudes elevadas. Esse processo complexo é mais comum em tempestades severas e pode resultar na queda de pedras de gelo de diferentes tamanhos.

 

 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas