23.2 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Alerta laranja para chuvas intensas foi ampliado até sexta na Bahia e em outros doze estados e no Distrito Federal

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), renovou o alerta de chuvas intensas na Bahia nesta quinta-feira (21), último dia de primavera no Hemisfério Sul. O novo aviso meteorológico tem validade até às 10h de sexta-feira (22).

Além de 413, dos 417 municípios baianos, as condições são válidas para outros 774 municípios de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

Outro alerta laranja engloba os demais municípios da Bahia e mais 185 municípios de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Nestas cidades, a chuva pode variar de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Tais condições podem trazer risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Este é o quarto dia seguido sob alerta em áreas da Bahia. O primeiro, amarelo, foi emitido na segunda-feira. Na terça e na quarta eles foram expandidos e classificados na cor laranja. Neste período, choveu em praticamente todo o estado. Em Ilhéus, no Sul Baiano, o acumulado de chuva superou os 220 mm. Também choveu como não chovia há muito tempo em Vitória da Conquista.

As previsões indicam que o tempo deve voltar a ficar seco no estado no fim de semana e a expectativa é para novas ocorrências de chuva até o último dia de 2023.

Veja como foram as chuvas desta quarta-feira na Bahia

Veja todas as informações do alerta 

Veja todas as informações do segundo alerta

Cuidados com as chuvas intensas

Diante da ocorrência de rajadas de vento, é crucial adotar medidas preventivas para garantir a segurança, como evitar o abrigo debaixo de árvores, pois há um risco significativo de queda e exposição a descargas elétricas. Além disso, recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, minimizando possíveis danos causados pelos ventos.

Uma precaução adicional é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, reduzindo o risco de danos causados por oscilações na rede elétrica. Em situações emergenciais, é fundamental buscar informações junto à Defesa Civil, disponível pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, acessível pelo telefone 193, para orientações específicas e suporte diante das condições climáticas adversas.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas