22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Inmet emite alerta laranja para baixa umidade do ar em boa parte da Bahia

Mais Lidas

Anúncio

Os índices de umidade relativa do ar devem continuar baixos em boa parte da Bahia. Na manhã desta terça-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu dois novos alertas englobando a Bahia.

Na segunda (25), o órgão já havia emitido um alerta amarelo. Além da baixa umidade, algumas cidades registraram temperaturas bastante elevadas, como o caso de Ibotirama, com máxima de 41ºC na tarde de Natal, a maior do Brasil para o dia.

Anúncio

Agora são dois alertas, um amarelo, atingido 176 cidades da Bahia e mais 164 cidades de Minas Gerais, Pernambuco e Piauí, e outro laranja, válido para 96 cidades da Bahia e 21 do Piauí.

O alerta amarelo vigorará de 12h às 19h e o laranja de 13h às 18h.

Nos locais sob alerta amarelo, a umidade relativa do ar deve variar entre 20 e 30%. Já nos locais sob alerta laranja, os índices podem variar entre 12 e 20%.

Tais condições oferecem risco à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, atém do aumento das chances de incêndios florestais sem controle onde a vegetação ainda está seca.

Para se previnir do baixa umidade, algumas medidas simples podem ser adotadas. É fundamental manter-se bem hidratado, ingerindo uma quantidade adequada de líquidos ao longo do dia, principalmente água. Além disso, é aconselhável evitar atividades físicas intensas, principalmente nos momentos mais quentes.

Proteger-se da exposição solar excessiva também é importante, além cuidar da hidratação da pele, utilizando hidratantes. Outra medida interessante é o uso de umidificadores no ambiente para garantir uma atmosfera mais confortável.

Veja as cidades da Bahia sob alerta laranja: Abaíra, América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caculé, Caetité, Cafarnaum, Campo Alegre de Lourdes, Canarana, Candiba, Carinhanha, Casa Nova, Caturama, Central, Condeúba, Cotegipe, Cristópolis, Dom Basílio, Érico Cardoso, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Jacaraci, João Dourado, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lapão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Matina, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Remanso, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santana, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, São Gabriel, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Umburanas, Urandi, Wanderley e Xique-Xique.

Veja todos os detalhes do Alerta Amarelo

Veta todos os detalhes do Alerta Laranja

Previsão

As previsões para os próximo dias indicam a continuidade do calor e do tempo seco na maior parte da Bahia pelo menos até a próxima quinta-feira (28). A partir desta data, as condições devem ficar favoráveis novamente à ocorrência de novas chuvas em todas as regiões do estado.

Os modelos meteorológicos indicam que pode chover de forma significativa em algumas regiões antes da entrada do Ano Novo, com possibilidade das precipitações se estenderem pelos primeiros dias de 2024.

Veja também:

Semana do Natal deve ser de calor e chuvas podem voltar à Bahia antes do Ano Novo

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas