24.9 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Quase 16 mil transações de veículos foram feitas pela venda digital na Bahia em 2023

Mais Lidas

A Bahia registrou neste ano, um total de 15.584 transações comerciais de veículos através da ferramenta venda digital, disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT). A possibilidade de comprar e vender veículos automotores por meio da CDT já é uma realidade em quase todo o Brasil.

Conforme informações do Ministério do Transporte, com a venda digital, é possível realizar a transação comercial de automóveis sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, com a assinatura digital do gov.br e biometria facial. Para consolidar a venda, o novo proprietário precisa apenas ir ao departamento de trânsito local para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.

Em 2023, o aplicativo possibilitou a realização de 334.747 vendas digitais em todo o país. A Senatran aguarda a adesão à ferramenta do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Santa Catarina, que ainda não oferecem essa facilidade.

Foto: Reprodução/ Ministério do Transporte

Como funciona

  • O aplicativo permite a realização de uma transação mais rápida e simplecdts.
  • A segurança é garantida pela exigência de login do usuário com conta prata ou ouro, na plataforma gov.br, além de biometria facial para a assinatura digital.
  • Feita a operação, o proprietário precisa apenas se dirigir ao Detran local para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
  • Somente proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, quando o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital (ATPV-e), podem desfrutar da facilidade.
Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas