22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Resultado do Encceja 2023 foi divulgado

Mais Lidas

Anúncio

Foi divulgado na última sexta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023.

De acordo com informações do Instituto, as notas estão disponíveis no Sistema Encceja. As provas foram aplicadas, no mês de agosto, a pessoas que buscavam a certificação do ensino fundamental e médio.

Anúncio

Também foram divulgados os resultados do Encceja Exterior e da versão do exame para jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade (PPL) fora do Brasil.

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Realizado pelo Inep desde 2002, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Para mais informações os interessados podem acessar a plataforma oficial do Encceja, o Edital do Encceja 2023 e o edital do Encceja Exterior / Encceja PPL Exterior 2023.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas